O verdadeiro sucesso não é ser admirado pelos outros, é ver o que você faz transformando a vida de alguém

Muito tem se falado em empreendedorismo nos últimos tempos. Vivemos em eras digitais onde com internet e uma câmera qualquer um pode levar suas ideias e ideais a qualquer parte do mundo. Isto despertou ainda mais o desejo das pessoas pelo sucesso e reconhecimento. Quantos jovens sonham em se tornar grandes youtubers? Muitos têm feito verdadeiras loucuras para conseguir.

E tem ainda as pessoas que estão investindo tempo e dinheiro para aprender a empreender. Como tudo no capitalismo, onde há procura sempre haverá alguém para fornecer, para vender. Isto gera um mercado em grande parte fantasioso e prejudicial para muitos, o mercado do sucesso. Blogs, canais do YouTube, páginas… enfim, em toda a internet muitas pessoas que se colocam como autoridades estão dispostas a ensinar como atingir sucesso, como ganhar dinheiro e fama.
Juntando oferta e procura, temos a grande e lucrativa indústria onde muitas pessoas compram o sonho de se tornarem bem-sucedidas como aqueles que lhes falam tão bonito ali do outro lado da tela, parece tudo tão próximo e tão real.
O que acaba escapando para muitas pessoas nos dois lados da história é um detalhe que é simplesmente o mais importante para ter sucesso e que vai nortear a direção a seguir: O que você quer oferecer ao mundo? Qual é o resultado do seu trabalho para o público que deseja atender?
O sucesso e o dinheiro são resultados, são energias que vêm através de algo que se faz. Tê-los como objetivos final é como correr atrás de borboletas, quanto mais você tenta pegar mais eles escapam. Todos sabemos que a única forma de atrair borboletas é plantando um jardim. Então, pare de correr atrás do dinheiro porque ele vai continuar fugindo de você! Plante seu jardim.

Comece a planejar o que você quer fazer com as seguintes perguntas: qual o impacto que seu trabalho vai gerar no universo? Como vai melhorar a vida das pessoas? Ou como vai beneficiar a natureza? Enfim, qual o resultado deste trabalho? É a partir daí que seu planejamento começa a ter sucesso. Caso contrário você poderá cair no mesmo “canto da seria” que encanta milhões de pessoas, lhes tira dinheiro, tempo e sonhos para chegar a lugar nenhum.
Afinal, como disse Lewis Carroll em Alice, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. ”
Cada um de nós faz parte deste universo imenso, misterioso e fascinante e todos somos importantes para que este todo funcione. Então, certamente há algo muito especial que você pode realizar com o seu trabalho, seja ele qual for. Se há em você um sonho, há no universo a necessidade de que ele se materialize. Mas, cuidado para não se perder, não perca a direção. Se você estiver em busca de reconhecimento e admiração dificilmente irá realizar algo.

Mas se você olhar para o seu sonho e transformar ele em um projeto com um objetivo definido que irá beneficiar o público que pretende atingir, certamente o sucesso estará mais perto. Sucesso não é ser admirado pelos outros, o verdadeiro sucesso é saber que o que você faz transforma a vida de alguém. Se você não conseguir reconhecer a importância do seu trabalho, ele nunca será importante para ninguém.

Compartilhar
Fernanda Alcantara
Psicóloga e psicoterapeuta junguiana em formação pelo Instituto Sedes Sapientieae no núcleo Jung e Corpo. Adoro auxiliar as pessoas a organizar suas vidas, suas histórias e dar um novo sentido às coisas e as experiências. Por isso, também sou Personal Organizer, auxiliando neste processo dentro do consultório e em suas casas, quando necessário.



COMENTÁRIOS