A partir de hoje sou minha prioridade e deixo de ser sua opção

Por Anne Teixeira

Já senti muitas vezes que eu não era prioridade para os demais. Inclusive, decidi não ver isso e me convenci do contrário. Às vezes é mais fácil ignorar do que aceitar que a outra pessoa não nos dá importância suficiente.

Justifiquei situações na qual fui substituído por outra pessoa. Também justifiquei comportamentos negativos como críticas, pensando que eram resultado de estresse ou preocupações. No fim das contas, me dei conta de que não podia continuar assim e decidi que, a partir de hoje, meu lema será “sou minha prioridade e deixo de ser sua opção”.

Transformar-me em minha prioridade não me faz egoísta

A grande quantidade de vezes que escutei que a minha nova atitude é negativa me convenceu de que estou fazendo certo. Casualmente, as únicas pessoas que se queixam são aquelas que vinham atrás de mim para logo depois desaparecerem de novo.

No início, eu duvidada e acreditava que elas podiam ter razão. Logo me dei conta de que não há nada mais gratificante do que amar a mim mesmo, cuidar de mim, dar prazer a mim mesmo e fazer o que desejo. Algumas vezes isso implica estar só, mas não é algo negativo.

De fato, quando me transformei em minha prioridade novas pessoas apareceram na minha vida. Você descobrirá que atrai pessoas que realmente se interessam por você. Eles não estarão o dia inteiro com você porque eles têm vidas e sonhos para cumprir, mas estarão quando devem estar. É tão gratificante começar a viver por conta própria e deixar de ser apenas um segundo lugar em sua vida!

Aceitei que havia pessoas que só me usavam

prioridade2

A parte mais dura de ser minha prioridade é reconhecer que algumas pessoas só te usam. Quando precisam de algo, recorrem a você. Você sente que é importante, mas só quando estão interessados no que eles podem obter.

Algumas vezes isso inclui membros da família e pessoas que você pensava serem amigas. Dói muito porque eles têm um lugar importante em seu coração. No momento em que comecei a pensar em mim como minha prioridade, recebi muitas queixas e críticas da parte dessas pessoas.

Queriam que eu continuasse sendo o mesmo. Quando comecei a usar a palavra “não” como resposta aos seus pedidos, mais de uma pessoa se irritou. Não pareciam entender meu comportamento e, assim, percebi que eram um peso em minha vida.

Ao final, coloquei uma barreira entre mim e essas pessoas. O difícil é quando se trata de algum familiar, porque ele sempre fará parte da sua vida. A diferença é que agora digo “não” quando tenho vontade e não ligo para as reclamações.

A importância de reconhecer que tenho valor

O principal motivo pelo qual antes meu valor era apenas uma opção a mais era a minha insegurança . Eu achava que não tinha tantas qualidades ou motivos que me tornassem importante. Todo o tempo que eu passava criticando e ferindo a mim mesmo me fazia mais mal do que qualquer atitude alheia.

Quando decidi ser minha prioridade, comecei procurando minhas qualidades. Não foi fácil no começo, mas uma vez que me aceitei, elas começaram a aparecer. Comecei a perceber coisas que eu não achava importante e fui anotando-as.

Isso tem um efeito de bola de neve. Ao encontrar uma qualidade e aceitá-la, outra começa a aparecer e assim sucessivamente. Não pense que faltam qualidades em você. O mais provável é que você precise prestar mais atenção a quem você realmente é.


Sou minha prioridade e não voltarei atrás

prioridade3

Devo aceitar que é difícil pensar sobre o passado e não sentir certa nostalgia. Sinto falta das pessoas que saíram da minha vida. Às vezes, tenho vontade de voltar e continuar como era. Mas logo me lembro de como me sentia e vejo que agora sou mais feliz. Claro que nem tudo é perfeito, mas a vida já é muito complexa por si mesma… para sentir que não sou importante para a pessoa que está ao meu lado.

Uma vez que percebi que eu era apenas uma opção, muitas pessoas se afastaram. Algumas foram aflitas e outras irritadas. De todas, nenhuma voltou para tentar solucionar as coisas.

Suponho que cada um tem um momento em nossa vida e o dessas pessoas acabou por completo. Creio que não há nenhum motivo para reiniciar “amizades”. Na verdade, eu não gostaria de ser a opção de ninguém por toda a minha vida.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS