A importância do planejamento

Muitas vezes não sabemos nos preparar e deixamos grandes oportunidades passar. Para coisas assim não acontecer é necessário se planejar. Um bom planejamento é indispensável para todas as ações de nossas vidas. Planejamos como será nossa festa de aniversário, nossa viagem nas férias e com nosso futuro profissional não seria diferente.

Para planejar nossa carreira profissional alguns pontos são importantes:

Objetivo: Não tem aquela celebre frase “Quando não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.” Então é mais ou menos por ai, quando não sabemos onde queremos chegar, qual profissional queremos ser, qualquer um esta bom. E não é qualquer lugar que queremos. Nessa fase o autoconhecimento e o conhecimento da realidade da profissão é fundamental.

Metas: As metas são os alvos que iremos atingir para conseguir chegar em nosso objetivo. Por exemplo:

Meu objetivo é fazer Medicina em uma Federal.

Minhas Metas podem ser:

  1. Terminar o ensino Médio, se for o caso
  2. Fazer o ENEM
  3. Conseguir uma vaga pelo SISU

Uma boa técnica para estabelecer metas é o SMART. Sigla em inglês que significa: specific (especifico), mensurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante) e time-bround (temporal). Logo a meta deve ser:

  1. Específico: Seja sempre específico no que deseja alcançar
  2. Mensurável: Seja capaz de medir, com indicadores que você atingiu a meta.
  3. Alcançáveis: seja palpável. Não adianta, por exemplo, colocar como meta passar em Harvard se não sabe uma palavra em inglês.
  4. Relevante: Qual a importância de tal ação? O que irá agregar tal ação para a você? Esse ponto deve estar bem alinhado ao objetivo.
  5. Baseados no tempo: Estipular tempo de início e fim.

Então voltemos ao nosso exemplo:

  1. Específico: Terminar o ensino Médio
  2. Mensurável: Tenho que tirar acima de 7 em todas as matérias nos 4 bimestres para ser considerado aprovado em minha escola.
  3. Alcançáveis: Sim, considerando que minhas notas nunca foram abaixo da média ou quando tirei abaixo recuperei no bimestre seguinte.
  4. Relevante: Sim. A partir da aprovação poderei me inscrever no ensino superior.
  5. Baseados no tempo: Até o fim desse ano

 

Ações: Depois de eleger metas e objetivos, chegou a hora das ações concretas. É a hora de estudar para as matérias que tem maior dificuldades para conseguir completar o ensino médio e obter uma boa média no ENEM, é hora de se inscrever no  ENEM, realizar a prova…

Esses pontos são comumente utilizados em planejamento estratégico de empresas, mas pode ser facilmente adaptado para nossa vida.

Espero que tenha gostado.

Compartilhar
Carolline Lopes
Carolline Lopes recém formada em psicologia (CRP 05/ 50327), pós-graduanda em MBA Executivo em Coaching pela Universidade Candido Mendes e Instituto Pro-Minas. Escritora em um blog com seu nome. Apresentou diversos trabalhos em congressos nacionais com temas relacionados a psicologia da saúde e Jurídica. A partir da pôs graduação tem explorado a temática da orientação profissional



COMENTÁRIOS