Muitas vezes não sabemos nos preparar e deixamos grandes oportunidades passar. Para coisas assim não acontecer é necessário se planejar. Um bom planejamento é indispensável para todas as ações de nossas vidas. Planejamos como será nossa festa de aniversário, nossa viagem nas férias e com nosso futuro profissional não seria diferente.

Para planejar nossa carreira profissional alguns pontos são importantes:

Objetivo: Não tem aquela celebre frase “Quando não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.” Então é mais ou menos por ai, quando não sabemos onde queremos chegar, qual profissional queremos ser, qualquer um esta bom. E não é qualquer lugar que queremos. Nessa fase o autoconhecimento e o conhecimento da realidade da profissão é fundamental.

Metas: As metas são os alvos que iremos atingir para conseguir chegar em nosso objetivo. Por exemplo:

Meu objetivo é fazer Medicina em uma Federal.

Minhas Metas podem ser:

  1. Terminar o ensino Médio, se for o caso
  2. Fazer o ENEM
  3. Conseguir uma vaga pelo SISU

Uma boa técnica para estabelecer metas é o SMART. Sigla em inglês que significa: specific (especifico), mensurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante) e time-bround (temporal). Logo a meta deve ser:

  1. Específico: Seja sempre específico no que deseja alcançar
  2. Mensurável: Seja capaz de medir, com indicadores que você atingiu a meta.
  3. Alcançáveis: seja palpável. Não adianta, por exemplo, colocar como meta passar em Harvard se não sabe uma palavra em inglês.
  4. Relevante: Qual a importância de tal ação? O que irá agregar tal ação para a você? Esse ponto deve estar bem alinhado ao objetivo.
  5. Baseados no tempo: Estipular tempo de início e fim.

Então voltemos ao nosso exemplo:

  1. Específico: Terminar o ensino Médio
  2. Mensurável: Tenho que tirar acima de 7 em todas as matérias nos 4 bimestres para ser considerado aprovado em minha escola.
  3. Alcançáveis: Sim, considerando que minhas notas nunca foram abaixo da média ou quando tirei abaixo recuperei no bimestre seguinte.
  4. Relevante: Sim. A partir da aprovação poderei me inscrever no ensino superior.
  5. Baseados no tempo: Até o fim desse ano

 

Ações: Depois de eleger metas e objetivos, chegou a hora das ações concretas. É a hora de estudar para as matérias que tem maior dificuldades para conseguir completar o ensino médio e obter uma boa média no ENEM, é hora de se inscrever no  ENEM, realizar a prova…

Esses pontos são comumente utilizados em planejamento estratégico de empresas, mas pode ser facilmente adaptado para nossa vida.

Espero que tenha gostado.

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Carolline Lopes

Carolline Lopes recém formada em psicologia (CRP 05/ 50327), pós-graduanda em MBA Executivo em Coaching pela Universidade Candido Mendes e Instituto Pro-Minas. Escritora em um blog com seu nome. Apresentou diversos trabalhos em congressos nacionais com temas relacionados a psicologia da saúde e Jurídica. A partir da pôs graduação tem explorado a temática da orientação profissional


COMENTÁRIOS