Por que e como a terapia para casais pode salvar seu casamento

Com o enfraquecimento dos valores reais e duradouros relacionados aos casamentos, e ainda com a facilitação jurídica do divórcio, muitos casais desistem rapidamente do seu cônjuge e parceiro, esquecem-se das promessas e convênios feitos naquele dia sagrado. Afinal, a sociedade prega que precisamos apenas fazer o que for mais fácil e rápido, pois tempo é dinheiro! Entretanto, tempo e dinheiro não garantem sua felicidade; o amor verdadeiro e genuíno pode garantir, você pode aprender a amar e a terapia pode lhe ajudar.

Desmistificando a terapia

O que é exatamente terapia?
A terapia consiste em um tratamento com cuidados simples da sua estrutura mental e psicológica, que está intrinsecamente ligada também ao seu bem-estar físico e social. Muitos pacientes de consultórios médicos poderiam descobrir que suas doenças físicas (exemplos: enxaqueca, gastrite, problemas no coração, entre outros) podem ser desacelerados e tratados psicologicamente também.

A psicóloga Pâmela Moraes nos ensina que existem muitos mitos relacionados aos tratamentos psicoterapêuticos e também aos profissionais que realizam a terapia. Alguns deles referem-se aos psicólogos como adivinhos ou ciganos que sabem tudo sobre você e sua vida.

Porém, Pâmela explica que a psicologia é apenas uma ciência que busca cuidar do ser humano, procurando compreender as alterações de comportamento e saúde do mesmo.

Quanto tempo dura uma terapia eficaz?
Assim como um tratamento de saúde física, é relativo e varia de paciente para paciente e de situação para situação. Da mesma forma ocorre com a psicoterapia, pode variar.

Entretanto, em geral uma terapia para casais eficiente, em que o casal compromete-se em ser assíduo às sessões e realizar suas obrigações concernentes ao tratamento, dura em média de 4 a 5 meses, com resultados rápidos e eficientes.

Por que eu preciso ir junto?
A terapia para casais pode se iniciar com cada um dos indivíduos envolvidos comparecendo a sessões separadas e, quando se sentirem seguros e prontos para conversarem em conjunto, então o casal continuará o processo junto, facilitando a evolução e solução dos problemas conjugais existentes.

Todos precisam de terapia?
A psicóloga e terapeuta de casais Anna Hirsch Burg afirma que em geral os parceiros se revezam num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco, que dá acha que dá demais. Isso acontece porque esperam encontrar no cônjuge amado uma fonte de conforto total.

Além disso, esperam que o cônjuge supra todas as suas carências afetivas que surgiram desde a tenra infância, e todas as demais que surjam no caminho. Como isso não acontece, sentem-se frustrados e desanimados.

Se vocês dois são pessoas normais que estão sujeitas a elevados níveis de tensão na vida, seja no trabalho, com os filhos, no trânsito, em casa, certamente poderão um dia se sentir esgotados mentalmente e não conseguir mais dar conta de seus problemas, incluindo seu casamento.

Então, não fujam da cura, esqueçam os paradigmas sociais equivocados e mentirosos e procurem ajuda de um profissional.

Três importantes ajustes que vocês conseguirão realizar com a ajuda da terapia de casais:

1. Estabelecer um padrão geral de comportamento para o casal
Ou seja, estabelecer um pacto entre o homem e a mulher, definir o que um não consegue suportar de forma alguma no outro, definir metas e ações para que as mudanças possam ser concretas no dia a dia do casal.

2. Escolher um modelo de vida a dois
Sua vida, seu casamento é único, o que servirá para vocês pode não se ajustar para outros. Criar um modelo de vida, de conceitos, padrões estabelecidos por ambos facilitará a compreensão do que pode, não pode, como e não fazer algumas coisas.

3. Resolver seus conflitos individuais
Antes de serem dois, vocês são um, ou seja, existem alguns conflitos emocionais e sentimentais que são particulares, seu cônjuge não pode ser seu remédio, sua cura. Suas necessidades podem e devem ser supridas por você mesmo.

Se o seu casamento está fragilizado, se suas dores emocionais e físicas estão aumentando, pode ser que uma terapia de casais seja útil e apropriada para lhe ajudar. Procure alguém capacitado, um profissional habilitado.

TEXTO ORIGINAL DE FAMÍLIA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS