Por que muitas pessoas sonham e poucas realizam?

É muito comum ouvir pessoas com idade mais avançada dizerem que sempre sonharam em ter determinado tipo de vida mas que “as circunstâncias não permitiram” ou ainda pessoas novas que se permitem sonhar com algum resultado, mas encaram isso como algo impossível e distante de suas realidades.

Sonhar é preciso! Entretanto, se o que você deseja permanecer na mente de forma abstrata, nos momentos em que você “VIAJA NAS IDEIAS” ou durante o sono, as chances de você realizar são quase nulas! Infelizmente, isso é o mais comum de acontecer. É preciso transformar o seu sonho em META. E como se faz isso?

Primeiramente, é necessário que você saiba EXATAMENTE o que DESEJA. Se você tiver como sonho “ser feliz”, é muito difícil traçar um planejamento para alcançar, principalmente se você não sabe ao certo o que é felicidade para você. O mesmo acontece como o desejo de “ficar em forma”. Seu cérebro não conseguirá interpretar esse tipo de instrução, já que isso pode significar várias coisas!  Sua meta tem que ser específica, como por exemplo emagrecer 10 quilos, ganhar 100 mil, passar no concurso púbico “X”, diminuir o nível de colesterol para 170mg/dl.

A sua meta também precisa ser mensurável, ou seja, você precisa QUANTIFICAR o que deseja atingir para poder avaliar se realmente conseguiu. Se você deseja diminuir o consumo de bebida alcoólica, por exemplo, tem que definir em quanto gostaria de diminuir. Seu cérebro necessita de instruções precisas. Caso contrário,  não saberá por onde começar, fazendo com que a procrastinação se instale ( para saber mais sobre procrastinação, acesse meu vídeo porque mudar é preciso! Tenha a vida que deseja).

Outra característica que a meta precisa ter é atratividade. Está comprovado cientificamente que o ser humano produz mais quando encara situações DESAFIADORAS e ATRAENTES. Metas simples e sem valor significativo para o indivíduo costumam não geram a motivação necessária para sua realização. Identifique os benefícios que a sua meta pode lhe proporcionar e defina uma visão positiva de si mesmo(a) ao alcançar o que tanto deseja. Se quer emagrecer, por exemplo, tente se visualizar com o corpo magro e sentir o prazer que isso lhe gera.

Apesar do ser humano ser capaz de realizações surpreendentes, existem limitações que não podem ser ignoradas. Nesse sentido, a meta precisa estar alinhada com sua REALIDADE e com os recursos internos ( habilidades, qualidades, aptidão) e externos (condição financeira, suporte social, etc)  a que pode recorrer.  Uma boa forma de verificar se sua meta é realista, é procurar pessoas semelhantes a você que alcançaram o que você deseja. Com isso, você pode não apenas se certificar que sua meta está dentro das sua possibilidades, como também se motivar ao perceber que pessoas como você tiveram sucesso.

Por fim, a meta precisa ter um TEMPO LIMITE para você poder alcançar. Se não definir um prazo, pode ter a impressão que nunca se aproxima da meta. Se você pretende ser promovido no trabalho, defina até quando pretende fazer com que isso aconteça. Assim, você conseguirá traçar um planejamento de como chegar nesse resultado. Você pode, por exemplo, começar identificando as competências necessárias para esse cargo e definir datas para participar de treinamentos. É possível sempre ajustar sua estratégia, mas é importante saber o que realmente deseja e estabelecer prazos para cada passo a ser dado.

Com todas essas definições, você estará apto a iniciar sua jornada! Com foco ( sabendo o que quer e o quanto quer) , motivação ( desejando algo que seja atraente e dentro das suas potencialidades) e planejamento ( definindo os prazos para alcançar cada passo da sua jornada), o SUCESSO estará bem à sua frente.

Comece a sua jornada e não se esqueça:

“DORMIMOS para SONHAR e ACORDAMOS para REALIZAR”.






Psicóloga, coach, master practitioner em PNL, especialista em psicopatologia clínica, mestre em ciências, doutora em saúde coletiva e sócia-proprietária da Onmental Espaço Terapêutico