“Preciso dar um jeito na minha vida.”

Em algum momento todos nós já escutamos ou falamos: “Preciso dar um jeito na minha vida”.

Nessas ocasiões, é comum surgir o desejo de tomar uma outra direção, resolver assuntos inacabados ou decidir o que fazer daqui para frente.

Precisamos ter, minimamente, clareza do que está acontecendo para que possamos traçar um percurso e, quem sabe, chegar onde desejamos.

Talvez, seja necessário descobrir o que pode estar dificultando o nosso caminhar para que possamos tomar decisões e sustentá-las, sem nos sentirmos culpados.

Há momentos que precisamos colocar as coisas em ordem, construir novos planos, traçar novos vôos.

Muitas vezes, queremos nos livrar de algo que nos incomoda: “algo não vai bem na minha vida, não caminha…”, mas, como saber se aquilo do qual nos queixamos não é a nossa maior satisfação?

É importante dizer que uma pessoa nunca sofre exatamente do mesmo problema que sofre outra, embora à primeira vista possa parecer que duas pessoas sofram da mesma dificuldade.

Fazer uma análise é se defrontar com o impossível de tudo saber e conseguir viver apesar disso.

Em última instância, um percurso analítico pode ajudar um sujeito a inventar soluções a partir das verdades que se provam valiosas em sua trajetória.

O que é uma análise senão tornar visível o seu próprio mundo?

tumblr_m7g4vsja9j1qdt24uo1_500

Compartilhar
André Nascimento
Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br



COMENTÁRIOS