Quando seu pior inimigo é você mesmo

Por Raquel Etérea

Em muitas de nossas experiências nos sentimos maltratados e humilhados, algo que acreditamos ter superado quando, na verdade, não é assim. Quando o tempo passa e esses maus-tratos desaparecem, nós começamos a exercê-lo contra nós mesmos sem estarmos conscientes disso. Nos tornamos nosso pior inimigo.

Devo ser bom, humilde, complacente; porque acredito que não valho nada e não mereço nada; porque considero que é meu dever, ainda que nunca consiga ter sucesso.
É aqui que devemos nos dar conta de como somos realmente. Pessoas com autoestima muito baixa, cheias de inseguranças, de frustrações, de medos, de culpas….

Se é muito difícil para você se valorizar, se aceitar e reconhecer que é capaz de ter êxito e conseguir tudo o que os outros conseguiram, é possível que você esteja se convertendo no seu próprio inimigo.

Você pode escolher ser seu inimigo ou não
Seu pior inimigo não são os outros, mas o que está na sua mente. Como pode ser possível? Como posso ser eu o meu próprio inimigo?

Todas as críticas que você pode receber, as humilhações, as opiniões, os juízos de valor que você faz sobre si mesmo… tudo isso, pode ser aceito ou não por você.

“Seu pior inimigo não são as críticas que você recebe, mas as que você aceita.”
-Bernardo Stamateas-

Em você está esse poder de decisão. É verdade que você acredita que não merece? Concorda com o que os outros dizem?

Assumir algo pelo simples fato de ser aceito pelos demais provoca uma baixa autoestima e faz com que você seja seu próprio inimigo.

É normal que estar rodeado de opiniões diferentes lhe faça duvidar de quem você é realmente. Por isso, é necessário que você se afaste de todas essas pessoas para poder refletir sobre quem você é. Uma vez que souber, poderá enfrentar todas essas opiniões e julgamentos de uma maneira muito mais segura.

Como posso começar a deixar de ser meu próprio inimigo?

Aceite-se e esteja seguro de quem você realmente é.
Questione toda mensagem negativa que chegue sobre você.
Aprenda a se equivocar.
Não queira agradar a todos.
É difícil começar a deixar de ser seu próprio inimigo, mas isso é algo que se encontra apenas em suas mãos. Você deve estar certo de quem é e não deixar que as opiniões dos outros lhe digam quem você deve ser.

Você tem que começar a ver os erros não como um fardo e uma vergonha, mas como algo com o que se aprende para fazer melhor depois.

Todo mundo se equivoca, mas isso faz com que você se sinta humilhado. Comece a pensar que não há aprendizado sem erros. Com os erros se aprende mais do que você acredita.

Quem sou eu?
Esta é uma pergunta muito simples, mas verdadeiramente difícil de responder. Você sabe quem é realmente? Se é assim, por que as críticas dos outros o afetam tanto?

Você deve aprender a não se comparar com os outros, a confiar em si mesmo e não se deixar levar pelo que os outros possam dizer. Você é único, insubstituível, com defeitos, mas também com habilidades.

“Você realmente sabe onde estão seus inimigos? No mundo que o rodeia ou dentro de você? Quem você está escutando? A voz da obsessão que te fala de fatalidade e fracasso? A voz queixosa e autoritária que julga cada passo que você dá?”
-Bernardo Stamateas-

Tenha confiança, acredite em si mesmo e não se permita ser como os outros querem que você seja. Ser você mesmo irá ajudá-lo a alcançar a felicidade pela qual todos ansiamos.

Suas decisões são as que marcarão sua vida a partir de hoje. Quem vai decidir em sua vida? Você ou os outros? Seja um pouco egoísta consigo mesmo e afaste-se do que vão dizer. Sua vida é sua, e você decidirá como vivê-la.

Pense que a confiança que você tem em si mesmo lhe permitirá avançar, provar, experimentar. Enquanto que, se não tiver confiança em si mesmo, as inseguranças aparecerão.

Pergunte-se aonde está conduzindo sua vida. Você quer chegar a ser tão perfeito que, no final, isso acabe com você? A resposta não está na perfeição.

Seja natural, tenha a intenção de progredir, cometa erros, aprenda e viva como você é. Liberte-se de tudo aquilo que lhe dizem, do que o bloqueia e paralisa. Livre-se de tudo isso e caminhe. Nunca se permita ser seu próprio inimigo.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS