Reconhecimento o estímulo vital para o trabalho.

Rotineiramente empreendedores e líderes pensam em como motivar e estimular a equipe, focado sempre no salário muitas organizações acreditam que pagar bem é sinônimo de dedicação e foco, o que não acontece na realidade. Salário, ambiente de trabalho bem planejado e estruturado, décimo quarto salário, um bom plano de saúde, vale transporte e vale refeição, treinamentos e cursos, nada destes itens conseguem ultrapassar o fator primordial para estimular o liderado, o reconhecimento.

Reconhecer significa identificar, admitir o que alguém fez tanto positivamente quanto negativamente. Entretanto a segunda opção é mais utilizada dentro das organizações, olhar o liderado e o líder reconhecendo apenas as falhas, lembrando dele somente nos momentos difíceis culmina na procrastinação destes seres humanos, e a frase “depois eu faço” vira rotina. Mas porque nós olhamos apenas os pontos negativos, identificando somente o que nos traz dor?

É fundamental que qualquer ser humano treine a sua mente para ver o que há de melhor em cada situação, principalmente pelo fato da nossa mente recordar momentos negativos colaborando com as frases “eu sabia que não iria dar certo” “tudo é difícil e eu já tentei esta técnica”. Olhar por diversos ângulos não é fácil e exige do ser humano uma ressignificação mental, uma tomada de consciência. A perfeição é inatingível, entretanto estar apto a mudar é fundamental, principalmente dentro do ambiente de trabalho.

O reconhecimento é importante para o ser humano, pois é neste reconhecimento positivo que ele encontra significado no seu trabalho, pois conforme Codo (1997), “trabalho é uma relação de dupla transformação entre o homem e a natureza, geradora de significado”, ou seja, de forma mais sintética, “trabalho é o ato de transmitir significado a natureza”. Transmitir significado é uma troca, na qual o homem coloca sua força a disposição naquilo que acredita (o trabalho). É, nesta interação que o homem vai construindo a si próprio.

Transmitir significado a natureza é o papel do homem dentro do trabalho, é quando ele vê com os próprios olhos o resultado de tudo, por exemplo; quando o arquiteto vê o resultado de uma planta, quando o padeiro recebe elogios dos seus produtos, quando um paciente sorri e agradece o trabalho de um enfermeiro entre outras situações que descrevem a incansável sensação de pertencimento a algo e de valorização pelo trabalho exercido. O ser humano tende a ir longe por aquilo que acredita.

Dar energia vital ao liderado é papel da empresa. Reconhecer não é jogar elogios ao vento e sim identificar quando o liderado superou seus limites em relação ao seu trabalho, contribuindo assim para um bom resultado na empresa. Ter um propósito de vida e ser reconhecido por meio de ações é de extrema importância para todos os seres humanos, portanto líderes e empreendedores reconhecer é um ato de nobreza, e para quem recebe o reconhecimento com humildade só resta o sucesso constante.

Compartilhar
Gabriela Cecarechi
Gabriela Cecarechi é Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Coach.



COMENTÁRIOS