Relação corpo e alma

 

Tudo que acontece em nosso corpo tem relação direta com nossa alma. Tudo o que acontece em nossa alma reflete de alguma forma em nosso corpo. Pois não existe vida em um corpo sem alma, assim como não existe vida em uma alma sem o corpo.

Quando as emoções não estão bem, o nosso corpo sofre as consequências, cada magoa guardada, cada ódio guardado, cada frustração mal elaborada, cada perda, cada sentimento ruim, cada pensamento pessimista, toda fez que nos sentimos inferiores, incapazes, toda vez que sentimos inveja de algo ou de alguém, estamos alimentando nossa alma com lixo, sim estamos alimentado nossa alma com alimentos que não possuem nenhum nutriente. A consequência disso é uma alma fraca, sem motivação, pois foi alimentada de forma errada, com sentimentos e pensamentos destrutivos.  Assim como o corpo se não se alimentar de forma correta fica fraco podendo chegar ao ponto de padecer, nossa alma quando não possui os alimentos corretos fica doente.

A alma doente afeta o corpo, cada fez que alimentamos nossa alma de forma inadequada, esse alimento acaba produzindo doenças em nosso físico.

Cada dor física corresponde a uma dor da alma. Cada doença física corresponde a uma doença da alma. Quando não admitimos pra nós mesmos, que não estamos bem emocionalmente e não procuramos tratar das nossas emoções, elas passam a ganhar espaço em nossas vidas afetando tudo o que somos e fazemos. Quando não conseguimos arrancar de nós as emoções e sentimentos ruins, eles vão crescendo, muitos de nós acabamos nos tornando pessoas amargas, sem sentimentos, frias. Pois para muitos de nós essa é a melhor maneira de não nos ferirmos novamente.

Grande parte das doenças está ligada apenas com nossas emoções, no entanto todas as doenças do nosso corpo possuem uma ligação com as nossas emoções. Quando o corpo manifesta uma doença e porque a alma não esta bem. Toda é qualquer enfermidade é na verdade um sinal de que algo na alma não esta bem. Na psicologia chamamos isso de doenças Psicossomáticas ou Somatização. Toda vez que temos um problema emocional ou sentimental e não procuramos resolver, seja para não magoar alguém, seja para não nos sentirmos piores, mas preferimos guardá-los, não tocar no assunto, não voltar ao passado. E esses sentimentos na verdade nos incomoda, nos trás alguma dor ou sofrimento, haverá um momento em nossa vida no qual ele se transformara em uma doença física.

 

Compartilhar
Silvia Duarte
Psicóloga Clínica e Palestrante na Instituição Atitude Jovem Adventus. Graduada em Psicologia pela FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus (AM-2014)



COMENTÁRIOS