Já alguma vez se sentiu ansiosa, depressiva, melancólica ou agressiva depois de uma relação sexual? Mesmo que o sexo tenha sido bom? Não é a única mulher a passar por isso. Num estudo de 2015, quase metade das mulheres inquiridas experimentaram este tipo de sintomas depois do sexo. E algumas delas até chegam a chorar.

A investigação levada a cabo pelo professor de Psicologia da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, Doutor Robert Schweitzer, e por outros dois académicos analisou o comportamento pós-coital de 231 mulheres.

Pediram-lhes que respondessem a um questionário para determinar se aquilo que sentiam depois de terem relações sexuais correspondia aos sintomas associados a Disforia Pós-Coital (DPC). 46,2% das inquiridas experimentaram esses sintomas pelo menos uma vez na vida, enquanto 5,1% delas disseram que os sentiram algumas vezes nas quatro semanas antes de serem questionadas.

Os investigadores conseguiram perceber que os sintomas de DPC podem não estar necessariamente relacionados com o funcionamento sexual em termos globais. Isto é, a mulher pode sentir-se depressiva e melancólica, mesmo que o sexo tenha sido fisiologicamente normal.Sentir-se assim pode, portanto, não ter nada a ver com o sexo que acabou de ter.

Os sintomas de DPC podem estar relacionados com múltiplos fatores biológicos, psíquicos e/ou sociais. Num outro estudo sobre o tema, os investigadores Andrea Burri e Tim Spector decobriram que a genética era responsável pelos sentimentos de irritabilidade e choro sem motivação. Além disso, perceberam que fatores relacionados com a satisfação no relacionamento ou historial de abuso sexual podem ter maior relação com estes sintomas.

Já não é a primeira vez que Robert Schweitzer se debruça sobre este assunto. Em 2011 publicou um artigo que mostrava a relação entre os sintomas de DPC e o stresse psicológico. “Espero que este estudo ajude as pessoas que têm DPC a perceber que não estão sozinhas”, disse, na altura, o investigador ao Medical Daily.

PORQUE É QUE ACONTECE
Se alguma vez experimentou Disforia Pós-Coital pode culpar as suas hormonas por terem-na feito sentir assim. De acordo com “A neuroquímica do sexo”, de Walter Last, depois do orgasmo, os níveis de dopamina – a hormona da recompensa – baixam muito. Os homens sentem essa descida mais depressa do que as mulheres, porque neles a descida é muito brusca e nelas é mais retardada. Para tentar combater esta redução, o corpo aumenta os níveis de outras hormonas, como é o caso da prolactina, da serotonina e da endorfina. É precisamente esta mexida brusca dos níveis de hormonas que pode provocar os sentimentos de ansiedade, de depressão ou irritabilidade, associados à DPC.

TEXTO ORIGINAL DE VISÃO

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.

RECOMENDAMOS

Psicologias do Brasil