Serviços Psicológicos Online

Não é nenhuma novidade que hoje em dia o uso da internet ultrapassa a função informativa, é também interativa. Sabemos que relações sociais e interpessoais também são “construídas” e pautadas através da internet e que este fenômeno apresenta seus prós e contras para a nossa sociedade.
Levando em conta estas mudanças, em 2012, o Conselho Federal de Psicologia brasileiro revogou a Resolução CFP Nº 12/2005 e aprovou a Resolução CFP Nº 11/2012 em que autoriza alguns serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

Os serviços psicológicos online são pautados por uma política de privacidade e sigilo de informações, bem como pelo compromisso, seriedade e ética do profissional que a oferece, e devem estar de acordo com a Resolução 11/2012 e os critérios do Código de Ética do psicólogo.

Dentre os serviços ofertados, estão a orientação psicológica afetivo-sexual e o aconselhamento psicológico. Estas modalidades podem ser realizadas em até 20 sessões e se caracterizam por serem breves, pontuais e informativas, não substituindo a psicoterapia presencial. Para este fim, podem ser utilizados como instrumentos: E-mail, skype, MSN, chat ou videoconferência. Somente graduados em Psicologia com registro profissional e autorização do CFP podem realizar este procedimento. No site de atendimento deve conter o selo de autorização do CFP.

Entre outros serviços online estão também: Processos prévios de seleção de pessoal, aplicação de testes psicológicos informatizados por resolução pertinente, supervisão do trabalho de psicólogos (neste caso realizada de forma complementar à formação profissional presencial) e atendimento eventual de clientes que já estão em processo terapêutico mas de alguma forma, estão impossibilitados de comparecer à sessão psicológica.

A Psicoterapia online, diferente da orientação e aconselhamento que podem ser feitas online, se encontra ainda em fase de experimentação apenas para pesquisas que estejam devidamente cadastradas em órgãos competentes e que não tenham vínculos financeiros.

Para saber se o site que voce deseja realizar algum procedimento online é aprovado para realizar Serviços Psicológicos Online, consulte o seguinte endereço eletronico:

http://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro/siteAprovado.cfm
Sendo assim, voce pode verificar se o site possui de fato um profissional da Psicologia, garantindo desta forma privacidade e sigilo de suas informações, tendo, portanto acesso a um serviço profissional de qualidade.

Compartilhar
Soraya Rodrigues de Aragão
Dinâmica de Grupos (LDG), capacitação em Prevenção ao uso de Drogas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Desenvolveu o projeto intitulado: “Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional”.



COMENTÁRIOS