SWOT-

O momento de escolher a profissão é, para muitos, de extremo conflito. Uma boa escolha profissional pode refletir em menos perda de tempo, melhor qualidade de vida e sucesso.

Para uma boa escolha profissional é fundamental o autoconhecimento. E uma das várias atividades que podem ajudar nesse autoconhecimento é o SWOT. Quem já acompanha meu blog ou meus artigos já conhece essa ferramenta. Ela é uma das minhas favoritas.

O SWOT é utilizado para planejamento estratégico e gestão de empresas, mas pode ser utilizado em qualquer momento de nossa vida pessoal ou profissional.  O SWOT é uma sigla em inglês que significa: Strengths (forças, qualidades pessoais), Weaknesses (fraquezas, limitações pessoais), Opportunities (oportunidades a partir de suas forças e fatores externos) e Threats (ameaças devido suas limitações e fatores externos).

Para fazer essa análise você deve listar suas características de acordo com cada ponto. Assim:

InterioresForçasFraquezas
O que você possui de melhor?

O que você faz de melhor e os outros admiram?

O que lhe incomoda em você mesmo?

O que você precisa melhorar?

ExterioresOportunidadesAmeaças
Em que atividades suas forças podem contribuir?

Quais oportunidades você pode utiliza-las?

Que ameaças existem devido suas fraquezas?

O que pode lhe impedir de alcançar seus Objetivos?

Vamos a um exemplo para melhor compreender, imagine que uma pessoa faça o seguinte SWOT:

ForçasFraquezas
Comunicativa

Adoro LER e escrever

Ser curiosa

Não termino o que começo

Ansiedade

OportunidadesAMEAÇAS
Com base nessas forças ela poderia ser, por exemplo: JORNALISTAA ansiedade pode ser uma ameaça na hora de fazer as provas, por exemplo.

Com base nessas forças ela poderia ser, por exemplo: JORNALISTA

Opiniões de pessoas que nos conhece, como de nossos pais também podem ser uma grande ajuda para montar o SWOT e escolher nossa profissão.

Um outro aspecto muito importante é que ao eleger nossa profissão devemos também conhecer a realidade dela, para verificar se nossas forças serão realmente bem utilizadas. Então procurar saber a grade curricular do curso, o dia-dia, as oportunidades que ela oferece e mercado de trabalho será indispensável.

Essa e outras atividades você pode encontrar no E-Book (Compre aqui: https://go.hotmart.com/Q4931160B) que criei. Inspirado nos livros interativos, este E-book tem como objetivo colaborar com uma escolha mais segura, através da escrita. Se trata de uma série de atividades que estimulara sua reflexão para o auto conhecimento. Entre em contato para saber mais.

 

Compartilhar
Carolline Lopes
Carolline Lopes recém formada em psicologia (CRP 05/ 50327), pós-graduanda em MBA Executivo em Coaching pela Universidade Candido Mendes e Instituto Pro-Minas. Escritora em um blog com seu nome. Apresentou diversos trabalhos em congressos nacionais com temas relacionados a psicologia da saúde e Jurídica. A partir da pôs graduação tem explorado a temática da orientação profissional



COMENTÁRIOS