Por Rafaela Felix

Você não precisa provar para ninguém que você é capaz. Sobre isto, já basta você mesmo acreditar em si. O que os outros vão falar ou pensar, não cabe a você. Você não pode controlar o outro, você não tem o controle remoto do mundo em suas mãos.

Mas você pode e deve fazer o que lhe cabe ser feito, controlar suas próprias escolhas. Isto sim é muito mais fácil e positivo! Corra atrás dos seus sonhos, faça o que estiver ao seu alcance, comece pelo o que há de mais fácil, vá subindo devagar, a caminhada é tão importante quanto a vitória!

Um aventureiro, ao conquistar o topo de uma montanha, começou lá de baixo, passo a passo, um dia de cada vez. Talvez alguns o chamassem de louco, outros de irresponsável, e até duvidaram que ele não conseguiria. Mas quem quer mesmo, quem deseja de verdade e vai em busca, consegue!

Não importa se a escalada para ao topo demorar um dia, um ano ou uma vida. Não importa o quanto os julgamentos alheios lhe importunam. Tenha um foco e saiba aonde quer chegar, comece com o que está ao seu alcance, mas faça, não postergue! Não desista no meio do caminho, tenha orgulho e comemore cada pequena vitória! Este é um dos segredos de grandes sonhadores e idealizadores! Não basta sonhar, tem que colocar em prática e vibrar, vibrar muito!

Conta-se a história de uma competição de sapos que deveriam chegar ao topo de uma torre muito alta. Uma multidão acompanhava a competição e desacreditavam que eles poderiam chegar até lá. “É difícil demais, ninguém vai conseguir.”


“Esses sapos estão loucos, não têm mais o que fazer?” Os sapos aos poucos começaram a cair; outros, bem poucos, continuaram a escalar, mas sob a pressão da multidão, acreditaram que não conseguiriam, se desmotivaram e caíram. Exceto um sapinho, que depois de muito esforço, chegou ao seu destino. Claro que neste momento todos vieram parabenizar o sapo e perguntar como ele havia conseguido. Para surpresa daquela multidão: o sapo era surdo!
Na escalada da vida, algumas pessoas te apontarão o dedo, outras te desmotivarão, outras só estarão próximas para ver você cair. São poucos o que realmente torcem e vibram por você. Chorar com os que choram é fácil, quero ver se alegrar com os que se alegram. Afaste-se de pessoas negativas, que desacreditam no seu potencial, não dê ouvidos ao que dizem a respeito dos seus sonhos.

É muito fácil reconhecer os que estão com você: alguns que se perderam no caminho voltarão a te procurar, são os famosos puxa-sacos, querem tirar proveito de tudo. Em contrapartida, outros se afastarão, pois não suportariam ver as suas conquistas de perto; são estas as pessoas que não podem ver o outro mais bem-sucedido do que elas, almejam o que você tem, te invejam. Há quem dirá que você teve sorte… coitados!

Dê valor as suas pequenas conquistas, só você sabe as dores e dissabores que passou em cada uma delas. Não foi sorte, foi determinação, foi persistência, foi resiliência! Para chegar ao topo da torre muito alta, não olhe para baixo, siga passo a passo e não use ninguém como muleta. Suas conquistas serão muito mais vitoriosas se conquistadas com autenticidade! Sabe aquela famosa frase de Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!” Então, use como lema da sua vida!

Imagem de capa: Shutterstock/areebarbar

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE E MARAVILHOSA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.


COMENTÁRIOS