Trago seu amor de volta em 3 dias!

É com esse desejo que muitos casais recorrem a terapia de casal. O que eles querem? Ser felizes, voltar ao que eram. Quando? Agora! Muitos casais que chegam para a terapia saem decepcionados da sessão, primeiro porque preciso lhes dizer que não faço milagres, segundo porque terapia é processo, assim como a relação. Na tentativa de resolverem sozinhos os problemas na vida a dois, os casais arrastam uma relação cheia de conflitos, se desgastam com as dificuldades do dia a dia e com as brigas rotineiras. No momento que decidem procurar um especialista, eles quase não têm energia para restabelecer qualquer contrato ou fazer algo pela relação.

Terapia como última carta na manga:

“A terapia é nossa última saída”, “Esta é nossa última chance”, “É a última tentativa”. Depositar toda sua confiança e esperança no processo de terapia pode até não ser totalmente ruim, desde que você esteja ciente que a terapia não existe sem você, ou seja, para alcançar aquilo que você quer para sua vida e relação precisa responsabilizar-se. E responsabilizar-se é assumir seu papel na relação, estar preparado para aprender e para mudar aquilo que for necessário para construírem uma vida a dois. Embora muitos casais busquem por terapia antes das situações de crise, alguns até antes de casarem, a terapia de casal ainda é vista como um espaço de ringue, o que é um engano. A terapia de casal é um espaço para que o casal aprenda, por exemplo, a lidar com as diferenças, além de ser uma forma de melhorar a qualidade da relação.


Se sou eu que preciso fazer (responsabilizar-me), por que contratar um psicólogo?

Se você precisar fazer uma cirurgia cardíaca a realizará sozinho? Pois bem, infelizmente ou felizmente não é possível ser autossuficiente em tudo, inclusive para tornar-se um adulto precisa-se da orientação e cuidado de muitas pessoas e profissionais. Portanto, o psicólogo é o profissional que auxiliará o casal a identificar e trabalhar as suas funções, levará o casal a ampliar sua visão sobre o relacionamento, a fazer bom uso das brigas, a comunicar sem atacar o outro, etc. A terapia de casal não traz seu amor de volta em 3 dias, mas a cada dia de sessão você terá a oportunidade de desenvolver e construir um novo modelo de relação que dê conta de lidar com os altos e baixos de uma vida a dois. A terapia tem começo, meio e fim, mas não acaba em 3 dias, contudo seus resultados são para toda a vida.

Compartilhar
Angelica Neris
Olá, sou psicóloga e professora de língua espanhola. Trabalho como psicoterapeuta de casais, famílias, indivíduos e grupos, além da psicoterapia atuo em projetos de saúde laboral, psicologia do esporte e do exercício e orientação profissional.



COMENTÁRIOS