Transforme seu ambiente de trabalho!

Psicóloga Deise de Azevedo Ajala dos Santos 

Você está se sentindo desmotivado em seu trabalho?

Saiba que o sentido da vida não está relacionado somente ao seu trabalho, mas sim, ao ambiente de trabalho. Portanto, você pode dar sentido à vida em seu trabalho se utilizando de coisas que estão à sua volta, mediante a contemplação e apreciação da beleza manifesta na arte, na natureza ou numa pessoa querida. Esse “jeito de viver bem” requer de nós uma passividade ativa.  Passividade porque recebemos valores que existem fora de nós; atividade porque exige atenção para descobri-los.

Quando você está no trabalho, não poderá – ao mesmo tempo – estar passeando por lindos jardins, por bosques tranquilos, visitando um belo museu de arte, abraçando uma pessoa querida ou ouvindo uma harmoniosa orquestra. Então, resta uma possibilidade: você pode embelezar seu ambiente de trabalho!

Uma das consequências indesejáveis do esgotamento emocional é que a pessoa deixa de zelar pelo seu ambiente de trabalho. Os dias se passam e a pessoa tem a sensação de estar trabalhando num lugar que não lhe cabe, onde só vê papéis desorganizados em um ambiente “cinzento”, sem cores, sem brilho, sem vida.

Se você tem autonomia, só depende de você para que seu ambiente de trabalho seja um lugar agradável. Onde você pode estar em contato com o que lhe traz paz e felicidade interior.

Faça uma lista das coisas que você considera agradável e que lhe traz bem estar. Depois, com um pouco de criatividade, pense como pode “levar” isso para seu ambiente de trabalho em forma de quadros, retratos, porta-canetas, agendas, objetos decorativos, enfim. Substitua utensílios que você já utiliza e não vê sentido algum por outros que trazem vida ao ambiente.

Pense nas cores que você gosta! Mudar as cores pode ser uma boa opção para deixar o ambiente mais alegre, aconchegante, harmonioso.

E no caminho para o trabalho, experimente substituir conversas negativas e notícias ruins por uma boa música. E ao chegar ao seu local de trabalho não se esqueça de cumprimentar seus colegas com um “bom dia” verdadeiro.

Compartilhar
Deise Azevedo
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental-E-mail: psideiseazevedo@gmail.com-CRP 08/17934-Fone: 45 9838-4425, em Cascavel-PR



COMENTÁRIOS