Uma criança amável é uma criança sadia

Um filho é uma pessoa que nasce dos nossos genes, da nossa personalidade e do amor. Portanto, é muito importante cuidar deles com tato e atenção para que cresçam sadios e felizes. A criança amável cumpre todas as qualidades necessárias neste sentido.

A criança amável tem muitas mais possibilidades de ser feliz e de entender que uma existência plena é muito melhor do que viver com medo, rancor ou raiva. É preciso pensar na sua saúde física e mental para criá-la com consciência de que ela merece todas as oportunidades de sucesso que pudermos lhe oferecer.

Por que é importante criar uma criança amável
Vamos dar a resposta a esta pergunta básica. Por que é importante criar uma criança amável? Talvez você pense que seja melhor dar a ela um mecanismo de defesa, dada a natureza um pouco agressiva do provável mundo futuro no qual terá que se desenvolver. Contudo, isto não funciona assim.

Uma criança amável, cordial e educada
A criança amável é cordial e educada. Você já comprovou alguma vez a quantidade de portas que se abrem com um simples sorriso? Coloque isto em prática e você verá os excelentes resultados que são obtidos sendo agradável com as pessoas, mesmo que você esteja com uma pessoa que está tendo um dia ruim.

A educação e o respeito para com todos aqueles que nos rodeiam são pilares básicos do convívio entre as pessoas. Existe algum motivo para não transmitir estes valores ao pequeno? Além disso, assim será mais fácil para ele compreender conceitos como bondade e felicidade, tão necessários para ter uma mente sadia.

Uma criança amável, carinhosa e afetuosa
A criança amável é carinhosa e afetuosa. Talvez você tenha receio de que a machuquem. Contudo, por mais que procuremos proteger os nossos pimpolhos, eles precisam seguir seus próprios caminhos. Para isso, precisam se abrir aos outros, dando amor e apreço.

“O amor é para a criança como o sol é para as flores; precisa de carícias para ser bom e ser forte.”
-Concepción Arenal-

Além disso, em um pequeno exercício de egoísmo, pense em como você gostaria de ser tratado. Se todos nós gostamos de ser cuidados, gostamos de ser mimados e gostamos que nos deem afeto, por que não vamos educar nossas crianças para que façam o mesmo e sejam capazes tanto de recebê-lo como de dá-lo? É um sinal claro de saúde.

Uma criança amável é respeitosa com o seu entorno
Vivemos em um planeta de recursos limitados. Isto significa que devemos ser respeitosos e cuidadosos com o entorno. Você verá que é muito mais fácil transmitir estes valores a uma criança amável. Ela será capaz de entender a necessidade de cuidar tudo que nos rodeia.

Do mesmo jeito, a criança amável ganhará consciência do respeito necessário por tudo que é belo, frágil, desprovido, carente ou em risco. Este saber serve para entender as pessoas, animais, natureza, meio ambiente, entorno…

“As crianças são o recurso mais importante do mundo e a melhor esperança para o futuro.”
-John Fitzgerald Kennedy-

Como educar uma criança amável
Você já pensou alguma vez em como educar uma criança para que ela seja amável? Talvez estes conselhos possam servir para conseguir que o seu pequeno seja mais pleno e consciente de si mesmo, fato que facilitará o seu autoconhecimento e a sua própria felicidade:

Ensine que a amabilidade começa por nós mesmos, sendo respeitosos com o seu próprio corpo. Mostre a necessidade de uma higiene adequada e costumes como lavar as mãos várias vezes ao dia, escovar os dentes e tomar banho.
Mostre-lhe como é bom ser educado com os outros. Cumprimentar as pessoas, mostrar sempre um sorriso, respeitar seus colegas, amigos, familiares e professores e ensinar a ele que as suas emoções não devem ser escondidas, muito pelo contrário, são belas e dignas de compartilhar com quem o ama.
Ensine a importância de compartilhar. Mostre que é muito mais bonito dar do que ter. Para isso é imprescindível pregar com o exemplo. Se você é amável e age com generosidade porque isso vem da sua alma, ele não deixará escapar a grandiosidade desse comportamento.
A ajuda a quem precisa é outra das grandes lições que você pode mostrar para a criança ser amável. Pessoas necessitadas ou deficientes, animais, colegas com menos recursos… Mostre como você se sente bem quando dá a quem tem mais necessidade.
Uma criança amável sempre será mais feliz e sadia. Por si só e com a ajuda das pessoas que a amam, ela descobrirá a importância dos valores, do autodiscernimento, dos sentimentos e emoções e do tanto que pode alcançar sendo educada e respeitosa. Não tenha nenhuma dúvida quanto a isto.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS