Você conhece a dopamina, a molécula do prazer?

Por Soraya Rodrigues de Aragão

A dopamina é um neurotransmissor importante que participa de funções especificas de processoscomo: memoria, comportamento, atenção, cognição, aprendizagem, controle dos movimentos,recompensa, sono, humor e emoções. Oferece a sensação de bem estar, de prazer e felicidade,permitindo a integração de sentimentos e afetos, tais como o sentimento de pertencimento e amor.

A dopamina faz parte da nossa bioquímica, sendo necessária, participando do nosso circuito de recompensa no cérebro bem como da motivação e vontade de enfrentar desafios. Ele é liberado diante de situações que nos proporcionam prazer e por este motivo tendemos a buscar novamente estas mesmas situações. Mas também apresenta o outro lado da moeda, pois este neurotransmissor está diretamente relacionado com comportamentos repetitivos e que podem levar ao vicio, como os jogos em geral, jogos de azar , enumerando também a dependência de drogas, dependência da internet, sexo ou de quaisquer outras fontes que nos proporcionem prazer.

Claro que o nosso comportamento é multifatorial e leva em consideração outros fatores, tais como o cultural, o idiossincrático (percepção subjetiva do ambiente), dentre outros. No entanto, este comportamento sempre tem uma base biológica. Mesmo assim, você não é passivo e pode escolher quais comportamentos quer reforçar e fazer parte de seu repertorio.

Compartilhar
Soraya Rodrigues de Aragão
Dinâmica de Grupos (LDG), capacitação em Prevenção ao uso de Drogas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Desenvolveu o projeto intitulado: “Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional”.



COMENTÁRIOS