Por Poliane Teixeira

Para quem se descobre com algum sintoma depressivo e vive numa montanha russa de dias estáveis e de repente uma mudança brusca de humor, uma tristeza que vem do fundo da alma, uma vontade absurda de não fazer nada, de ficar alí estático, inerte à tudo, você não está sozinho!

Mas saiba que nada dura para sempre, e aquele velho ditado de um dia após o outro é a maior verdade da vida! Aqui, eu serei totalmente sincera dando algumas dicas do que faço para aliviar as minhas dores de uma pessoa que sente muito, muito mesmo, mas que aprendeu que sentir muito NÃO é problema, e sim uma vantagem, nesse mundo louco de gente mesquinha que só se importa com o próprio umbigo:

Dica 1 – Chore no seu cantinho favorito da casa, o meu é o meu quarto. Lugar que eu me sinto mais confortável, e também te dá a opção te abraçar o travesseiro e deitar em várias posições. Mas vale a pena chorar no chuveiro, é o meu segundo lugar favorito! Sentir a lágrima se perdendo em meio à água morna cair no corpo é bem relaxante.

Dica 2- Respire devagar. Parece uma dica idiota! Eu sou acelerada, em meio a correria do dia-a-dia esquecemos cada vez mais dos princípios básicos do nosso corpo! Então respire e inspire em algum lugar bem silencioso, de olhos fechados, até que você se escute fazendo isso e se vá se tranqüilizando aos pouquinhos.

Dica 3- Assista a algum filme que você sabe que vai chorar muito. Por que disso? É comprovado cientificamente que assistir filmes que te fazem chorar por algum motivo, depois de acabado o filme e chorado horrores te dá uma sensação de alívio. Então, sério, arrisque-se!

Dica 4- Permita-se sair da dieta! Coma aquela bomba calórica que você mais ama, se enfie num pote de Nutella com morangos dentro, e se lambuze! Suje o canto dos lábios, os dedos e ria de si mesmo por ser um completo idiota por estar todo sujo, tendo que ir se lavar.

Dica 5- Pratique a Pet Terapia! Se você não tem algum bicho, vá até a casa de algum amigo que tem, vá na casa de um vizinho, fale com algum animal abandonado na rua, mas pelo amor de Deus, entre em contato com esses bichos sagrados! Estar em contato com eles é algo incrível e só entende quem pode usufruir desses momentos mágicos! É valioso demais quando um bichicho te olha bem no fundo do olho e te compreende como nenhum humano seria capaz de fazer.

Dica 6- Não tenha medo de falar dos seus pesos. Eu sei que a gente tá numa sociedade egoísta e que na maioria das vezes NINGUÉM tá se importando com os nossos problemas,com as nossas queixas,com as nossas dores de fato, mas eu tenho certeza que você teve ter pelo menos um amiguinho, ou um ente querido que se importa com você, então por obséquio: CHORE NO OMBRO DELE. DIVIDA SUAS DORES! Compartilhe seus pesos! Desabafar alivia muito mesmo.Então pare de tentar se curar sozinho e achar que você é um peso pra alguém, porque você NÃO é, e quem te ama quer estar com você, nos dias ruins também.

Dica 7- Se livre de pessoas tóxicas! Sério, aquele velho papo das energias negativas é verdade mesmo, se afaste de pessoas negativas, que te colocam para baixo, e você vai ver como sua vida vai melhorar. Se aproxime de pessoas que querem o seu bem, e que se importem de verdade em como vai você, e com os seus sonhos mais malucos.

Dica 8- Cuide-se! Eu sei que nesse período de oscilação se humor, e de depressão e da fase de tristeza você só quer ficar na cama, assistindo a coisas idiotas que não te fazem pensam em como solucionar os seus problemas, e sim em como fugir deles, mas por favor, lembre-se que uma hora isso vai passar, e que seu corpo precisa de você para existir, então: lembre-se de se alimentar de três em três horas, e de se exercitar com uma certa freqüência!

Dicas 9- Os dias ruins sempre vão voltar, mas lembre-se que ostra feliz, não faz pérola, ok? Não se cobre tanto! Você está fazendo um bom trabalho! Um dia de cada vez! Leia tudo isso de novo, SEMPRE que necessário.

Dica 10- Amor-próprio é o PRIMEIRO amor. Eu sei é difícil se amar quando se olha no espelho e não vê nada que te agrada, ou quando não pensa em nada de últi que faz, mas sério, se você é uma pessoa com sentimentos a pontos de ter um quadro depressivo pode ter CERTEZA de que você é incrível pois ter sentimentos já te torna diferente de muitos outros seres nesse mundo. Então, ame-se por isso, ame-se por sentir, ame-se mesmo pelas suas fraquezas, pois sem as dores, não viriam os dias fortes! Ame-se em primeiro, pois sem amor próprio é impossível amar verdadeiramente outras pessoas!

“E se tropeçar, do chão não vai passar, quem sete vezes cai levanta oito…”
TEXTO ORIGINAL DE OBVIOUS

Imagem de capa: Shutterstock/pimchawee

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS