Você sabe contar o seu ciclo menstrual?

Caso seu resposta seja: não… …Continue com essa leitura, pois aprenderá a contar o seu ciclo menstrual e saber quando será sua próxima menstruação. Se a sua resposta for: sim… …Continue com a leitura, pois você aprenderá muito mais com as dicas e passos que discutirei nesse texto.

Para começar, gostaria de saber se: você sabe o que é MENARCA?

Para quem não sabe, a menarca é a primeira menstruação e essa geralmente ocorre entre os9 e 16 anos de idade, no período da puberdade. É importante lembrar que i intervalo dessas idades se dá, devido, devido cada organismo funcionar desenvolver de maneira singular e dentro do seu tempo. Portanto, não é possível afirmar mais precisamente, em qual idade a menarca poderá ocorrer. Assim, cada mulher terá seu tempo de menstruar. Cada mulher terá o seu ciclo menstrual.

Você sabia? A puberdade é o período de transição entre a infância e a adolescência, no qual ocorre o desenvolvimento das características sexuais secundários e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas; pubescência. Sendo assim, uma série de mudanças corporais e emocionais começam a acontecer gradativamente.

Nesse artigo, focaremos no desenvolvimento do corpo feminino, pois é o foco principal da nossa discussão, certo?

É na puberdade que os hormônios sexuais femininos, estrógeno e progesterona começam a sua produção ativa. Esta produção chega a um nível de amadurecimento em que acontece a menstruação e também a ovulação.

Você sabia?As primeiras menstruações não ocorrem em tempo regular. A menarca pode ocorrer e voltar logo no próximo mês, como pode demorar algum tempo para voltar… No primeiro momento essa irregularidade pode ser normal até os dois anos, até que seja regularizada mensalmente.

Estamos falando de Menstruação, mas você sabe o que de fato é isso e o que ocorre com o organismo?

A menstrual é o sangue que foi eliminado do revestimento do útero e mensalmente o corpo feminino gera de forma intensa o hormônio estrogênio, que tem como finalidade, o amadurecimento dos óvulos, nos ovários.

O óvulo amadurecido deslocará pelas trompas de falópio. No momento que ocorre essa mudança, o útero se prepara para uma possível gravidez, tornando seu revestimento mais espesso e rico em sangue.

Você sabia? É na menarca que a mulher inicia seu período fértil. Da primeira menstruação até a menopausa, a mulher está preparada para engravidar e esse ciclo encerra apenas após a menopausa.

A gravidez ocorre de maneira muito simples: no ato sexual, se o óvulo encontrar com o espermatozoide no útero, formará o embrião, dando início à gestação. Caso isso não ocorra, o revestimento se definha e vira gotas de sangue, ou placas de sangue, depende de organismo, para organismo. É assim que ocorre a formação do fluxo menstrual.

Sabe como Contar o seu ciclo menstrual?

O primeiro passo para descobrir qualquer alteração em nosso organismo, começa a partir da observação, então, é importante observar e descobrir como funciona o seu corpo.

Qual a importância dessa observação? Pelo fato que: cada mulher possui o seu ciclo menstrual e esse pode variar de 25 a 35 dias.

A observação vai lhe levar ao conhecimento de quantos dias é o seu ciclo menstrual, além de descobrir por quanto tempo você sangra. A menstruação pode variar de 3 a 7 dias.Anote por uns meses e terá a sua média.

Quando inicia a contagem do ciclo menstrual?

O período contabilizado deve ser o primeiro dia da sua menstruação e a vai até o primeiro dia da sua menstruação seguinte. É importante anotar sempre o primeiro dia de sangramento, independente do fluxo sanguíneo.

Conhecer o funcionamento do seu corpo, ajudará a reconhecer também o seu ciclo menstrual, o que ajudará a identificar as mudanças, por meio do funcionamento e alterações ocorridas em seu organismo.

Para entender melhor como funciona o ciclo menstrual, é interessante saber que esse processo ocorre em três fases, sendo estas:

Fase Folicular: esse processo inicia no primeiro dia da menstruação e prepara os folículos ovulatórios até por volta do 10º dia do seu ciclo.Ocorre até o início do acréscimo da produção do hormônio luteinizante, cujo papel será liberar o óvulo no momento fértil.

Fase Ovulatória:popularmente conhecida como o período fértil. É o momento em que ocorre a ovulação, ou seja, constitui-sena liberação do óvulo maduro para ser fecundado pelo espermatozoide. Comumentesucede na metade do ciclo menstrual, por volta do 14º dia e dura cerca de sete dias.

Fase Lútea: fase lútea é a última fase do ciclo menstrual. Inicia com a formação do corpo lúteo (do dia em que ocorre a ovulação ao primeiro dia do próximo ciclo menstrual (menstruação). Dura aproximadamente 12 a 16 dias, quando o corpo lúteo degrada-se (luteólise), ou mantém-se ativo (quando a mulher engravida), liberando hormônios (grande quantidade de progesterona e moderada quantidade de estrógeno) que mantêm a gestação até que a placenta assuma esse papel, entre a oitava e décima segunda semana. Esta fase prepara o útero para a próxima menstruação ou para a gestação.

Compreendendo o funcionamento do seu ciclo menstrual, você conseguirá saber quando vai ser a sua próxima menstruação. Ficou claro?

Conhecer o seu ciclo é importante para que você possa identificar qual é o seu período fértil, aumentando suas chances de engravidar ou criar estratégias para evitar uma possível gravidez indesejada.

É importante ressaltar, que: caso o seu Ciclo seja Irregular, não terá como você saber quando será a sua próxima menstruação.

Em situações como essa, é importante procurar um médico Ginecologista, objetivando investigar a causa da irregularidade desse ciclo. Todavia, é importante lembrar que: os ciclos irregulares são comuns em mulheres no início e no final da vida fértil (menarca e menopausa), no pós-parto, mulheres com anorexia, atletas, em períodos de mudança de anticoncepcionais, situações de stress, disfunções no aparelho reprodutor feminino, problemas de tireóide, ovários policísticos. Caso a situação ainda não seja descoberta, procure ajuda de um Psicoterapeuta Sexual, para que seja investigada as possíveis questões psíquicas que podem desencadear a desordem.

Vocês sabia?A menstruação não é uma doença, é sinal de saúde! Não se preocupe! É um processo fisiológico natural da mulher, acontece mensalmente e mesmo menstruada, a mulher pode desempenhar todas as atividades diárias e também sexuais.

Compartilhar
Juliano Coimbra dos Santos
Psicólogo, Especialista em Sexualidade Humana, Especialista em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Atua como Psicólogo Clínico, Sexólogo e como Psicólogo na Execução da Medida de Internação Socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo – IASES. Diretor da JCSPSIC – Treinamento & Desenvolvimento Humano e atua como Professor do Centro de Pós Graduações – CESAP.



COMENTÁRIOS