Por mais incrível que pareça, os benefícios psicológicos do LEGO são muito mais interessantes e variados do que poderíamos imaginar. Na verdade, esse simples jogo de construção pode ajudar, inclusive, a externalizar nosso sistema de emoções e crenças.

Pelo menos é isso que acredita Maria Teresa Mata, uma psiquiatra espanhola que considera que esse processo de construção livre tem efeitos muito positivos. Em primeiro lugar, oferece grande capacidade para desenvolver a inteligência emocional. Além disso, é ideal para o coaching empresarial e a psicoterapia. Vamos ver como isso funciona?

Benefícios psicológicos do LEGO

O LEGO não deixa de ser uma marca comercial. No entanto, esse tipo de jogo de construção é muito comum nas lojas de brinquedos. Por isso é uma ferramenta muito acessível para empresas e psicólogos que encontram neles benefícios excelentes.

 “Primeira lei do oceano: nunca coloque seu traseiro na cara de um pirata.”
-Uma aventura LEGO-

LEGO como ferramenta de trabalho

Um ponto importante dos benefícios psicológicos do LEGO é o seu uso como ferramenta de trabalho no mundo do coaching empresarial. Por se tratar de uma dinâmica baseada na representação de ideias, a construção livre se mostra muito eficiente, pois produz grandes informações.

Além disso, o Método LEGO Serious Play foi patenteado, pois oferece grandes benefícios na resolução de conflitos já que proporciona uma grande quantidade de informação.

Também está sendo utilizado como elemento de coaching ou treinamento da inteligência emocional. Por ser uma técnica reveladora, promove a criatividade e dá asas à imaginação, à expressão, à capacidade de conquistar objetivos e até mesmo de projeção de desafios, além de incentivar a empatia!

Começar a construir é conectar em outro nível

Segundo Mata, as construções com LEGO estabelecem conexões em novos níveis. Ao começar a juntar as peças, a criatividade e a imaginação, junto com o trabalho manual, colocam em funcionamento processos mentais que permitem ao observador atingir um conhecimento mais profundo do indivíduo.

Assim, graças à construção, são alcançados novos níveis comunicativos. Na verdade, consegue-se isso consigo mesmo, mas também com os outros. Por quê? Porque ao transferir a técnica para uma equipe de trabalho, uma família, etc., muita informação é viabilizada.

Os jogos de construção permitem que cada indivíduo ofereça uma pequena amostra sobre como enxerga o mundo. Assim, são manifestados vários tipos de pontos de vista, promovendo o diálogo e a empatia.

Surgimento de novas mensagens

Segundo Mata, as mensagens que são recebidas quando se utiliza essa técnica são recentes. São alcançadas mediante a associação de ideias e de criatividade, o que significa que possuem uma genialidade e, até mesmo, uma sabedoria que não se pode observar a priori com outros métodos.

Entre os benefícios psicológicos do LEGO estão uma quantidade enorme de informação que, de outra maneira, passaria despercebida. Mas, graças a essas mensagens, podem ser descobertas novas soluções, pois promovem um treinamento da inteligência emocional.

Destruição de barreiras inconscientes

Encontramos outro dos benefícios dos jogos de construção na destruição das barreiras inconscientes. Esses escudos que surgem quase sem querer em qualquer interação social desaparecem e caem lentamente através das peças do LEGO. Consegue-se obter uma maior conexão com o conhecimento de si mesmo e também com o dos outros.

Também aumenta a capacidade de resolução de problemas. Às vezes nos sentimos incapazes de solucionar problemas, pois não encontramos a informação necessária dentro de nós mesmos.

Segundo Mata, graças à construção do LEGO, é possível encontrar, expor, ordenar e validar essa informação. Assim, amplia-se o marco de treinamento de habilidades.

 

Expressão do abstrato

Em relação à inteligência emocional, a construção oferece um excelente campo para expressar o abstrato e sintetizar o complexo. Assim, pode-se conseguir simplificar os processos, ao mesmo tempo em que se obtém uma informação fantástica para melhorar a eficiência das ações.

Ao treinar a inteligência emocional com uma construção livre, é possível se conectar com um conhecimento implícito que foi se assentando no decorrer da vida do indivíduo. Dessa maneira, ao complementar cenários criativos, o usuário constrói, observa e projeta, pensa sobre sua criação, encontrando informações para solucionar conflitos, por exemplo.

 “Qual ideia VOCÊ tem que pode superar as ideias de 100 dos nossos irmãos construtores caídos.”
-Uma aventura LEGO-

Você imaginava essa quantidade de benefícios psicológicos do LEGO para o ser humano? Não há dúvidas de que, sendo sabiamente usado, esse jogo pode ser um verdadeiro aliado para nos conhecermos um pouquinho melhor.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS