SOCIEDADE

Adolescência: por que psicóloga deu sanduíche a Jamie? Especialista explica

O terceiro episódio da minissérie “Adolescência”, sucesso da Netflix, foi tema de uma análise da psicanalista Karla Paulina Sánchez Horta. Em um vídeo publicado no YouTube, a especialista discutiu a dinâmica psicológica de uma cena de interrogatório envolvendo o protagonista Jamie Miller, um menino de 13 anos suspeito de assassinar um colega de escola.

Na cena em questão, a psicóloga Briony Ariston oferece a Jamie um sanduíche e uma bebida, o que provoca uma reação positiva do adolescente. Segundo Sánchez Horta, esse gesto tem a função estratégica de acalmar e relaxar o garoto durante a conversa: “Esses detalhes são importantes para eles, porque eles são muito focados no que gostam e como isso os define. Se você prestar atenção nisso e ampliar, é algo muito notável. Acontece porque eles mesmos dão importância a isso”.

Apesar de demonstrar satisfação inicial com o lanche, Jamie logo o coloca de lado. Briony insiste para que ele coma, e o garoto acaba provando apenas uma parte antes de rejeitar novamente. Para a psicanalista, essa atitude indica um comportamento típico de evitação de conflito. “Ele fingiu prazer e evitou ferir os sentimentos da outra pessoa”, explica.

No decorrer do interrogatório, a interação entre Briony e Jamie se torna mais tensa, especialmente quando a psicóloga aborda questões relacionadas às relações do menino com as mulheres. Segundo Sánchez Horta, esse momento marca uma mudança na dinâmica da conversa, levando a psicóloga a um dilema emocional. “Ela sentiu o lado humano do menino e teve empatia por ele além do campo profissional”, afirma a especialista.

A análise destaca como a cena retrata um “cabo de guerra” entre a sensibilidade pessoal e a postura profissional de Briony. Essa complexidade psicológica contribui para a profundidade da narrativa da minissérie e ajuda a construir um retrato mais realista dos desafios enfrentados por profissionais que lidam com adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Adolescência segue conquistando públicos e críticos ao explorar as nuances da juventude, suas dores e conflitos internos, além das dinâmicas sociais que influenciam suas escolhas.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 dia ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

6 dias ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

6 dias ago

Confinamento, paranoia e um muro indestrutível: o novo suspense da Netflix que está dando o que falar

Virar a TV para a Netflix e topar com um longa que trava a respiração…

7 dias ago

Essa série coreana da Netflix mistura viagem no tempo e fim do mundo — e você não vai conseguir parar de ver

Quem acha que já viu de tudo em viagens temporais ainda não topou com Sisyphus:…

7 dias ago

Uma casou, a outra não quer saber de romance: a história das gêmeas siamesas que viralizaram

Enquanto muita gente ainda tentava descobrir se era brincadeira, Carmen Andrade confirmou num vídeo recente…

7 dias ago