DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Anvisa aprova o 1º medicamento oral para câncer de pulmão em fase inicial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um passo importante no combate ao câncer de pulmão ao aprovar, nesta semana, o uso do alectinibe como primeira terapia-alvo indicada para pacientes observados com câncer de célula não pequenas células ALK-positivas em estágio inicial. Desenvolvido pela farmacêutica Roche, o medicamento oral promete reduzir significativamente o risco de recorrência ou morte.

De acordo com resultados de estudos clínicos, o alectinibe mostrou ser eficaz em 76% dos casos, com 9 em cada 10 pacientes livres da doença após três anos de tratamento. Essa aprovação representa um avanço crucial, especialmente para um subtipo de câncer que, apesar de raro, atinge principalmente pessoas mais jovens, muitas delas sem histórico significativo de tabagismo.

Avanço no tratamento de um dos tipos mais letais de câncer

O câncer de pulmão é o quarto tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mas liderado como a principal causa de mortes relacionadas à doença. Aproximadamente 85% dos casos diagnosticados são do tipo não pequenas células, e, desses, cerca de 5% apresentam alteração genética ALK, a qual é alvo do novo tratamento.

A médica Clarissa Baldotto, presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), destaca o impacto da terapia:

“Aproximadamente metade dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células nos estágios iniciais apresentam recidiva, mesmo após a cirurgia e a quimioterapia”, explica a médica Clarissa Baldotto, presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). “Como mostram os dados do ALINA, agora poderemos beneficiar uma população de pacientes mais jovens, que possuem alto risco de desenvolver metástases cerebrais, impactando diretamente na possibilidade de cura para essas pessoas”, completa.

Indicação ampliada para o alectinibe

O alectinibe já foi utilizado no Brasil e em mais de 100 países como tratamento para casos avançados ou metastáticos de câncer de pulmão ALK-positivo. Com a aprovação da nova indicação pela Anvisa, os pacientes em estágios iniciais da doença passam a ter acesso ao medicamento, ampliando as possibilidades de cura. Uma nova indicação também foi aprovada recentemente na Europa e nos Estados Unidos.

Esse avanço reforça o papel da ciência e da inovação no enfrentamento do câncer e traz esperança para milhares de pessoas afetadas pela doença.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

‘Esquerdogata’ é investigada por mais de 100 atestados após prisão polêmica em blitz com PMs

🧨 Escândalo em Ribeirão Preto: influenciadora “Esquerdogata” vira alvo de investigação pesada da prefeitura

2 dias ago

Ela foi internada à força pela própria família — e o que veio depois virou um dos filmes mais polêmicos da Argentina

🔍 A história real que inspirou ‘27 Noites’ é ainda mais chocante do que o…

2 dias ago

Baseado em fatos: Ela jamais imaginou que o homem que a criou fosse um dos serial killers mais temidos da história

😱 Ela achava que tinha o pai perfeito… até descobrir quem ele realmente era.

2 dias ago

A produção que parece filme: Anthony Hopkins estrela épico de gladiadores que já está no Brasil

Você ainda não viu nada igual: Anthony Hopkins em série de gladiadores com escala de…

4 dias ago

Você usa sal rosa? Anvisa identifica falha grave em sal do Himalaia — veja os lotes proibidos

Investigação da Anvisa derruba venda de sal do Himalaia moído — saiba se o seu…

4 dias ago

Após perder 75kg, Thaís Carla surge irreconhecível e chama atenção no Baile de Halloween da Sephora

“Nem parece a mesma!” — Thaís Carla surpreende com transformação após perder 75kg

4 dias ago