As conquistas fundamentais da primeira infância

Por Patrícia Fonseca

Toda criança em sua primeira infância, está desenvolvendo seus sentidos e sua vida anímica, o seu pensar imaginativo e a sua capacidade de criar. Seu corpo físico está em pleno desenvolvimento ligando as primeiras experiências psicomotoras ao processo do desenvolvimento da inteligência, relação esta indispensável para a constituir a vida de relações com o mundo.

Tudo isto é alcançado através do método natural que o ser humano possui durante a infância, o brincar.

Segundo Rudolf Steiner, na primeira infância, a individualidade espiritual da criança está trabalhando intensamente por meio de seu corpo através do brincar.

Somente no brincar esta individualidade é visível. Brincar é um processo natural, indispensável para a saúde psíquica e emocional da criança.

Na idade do Jardim de Infância, o brincar das crianças são como rastros que imprimem as suas primeiras conquistas mais especializadas: o falar, o andar, o fazer, o sentir, o modelar, o amassar. o cortar , o rasgar, o pensar , o agir, o correr, o subir, o parar, o pincelar, o traçar.

Do Engatinhar ao Escrever, o corpo pontua os caminhos psicomotres que a criança percorre desde o momento em que rola de um lado para o outro, rasteja, engatinha, senta, se equilibra, fica em pé, locomove-se e torna-se apta a explorar o mundo ao seu redor por meio da brincadeira, até conquistar a primeira escrita de letras, considerando todas as conquistas complexas que a levaram a esse sistema simbólico de comunicação humana. Andar e falar não são atributos físicos que uma criança adquire naturalmente, são conquistas fundamentais no seu relacionamento com o cosmo e com os outros seres humanos.

As marcas de seu desenvolvimento psicomotor, teve início antes mesmo de sua chegada à Terra. O movimento corporal da criança pequena é a base para o seu aprendizado intelectual posterior.

A criança tem muitas forças vitais, mas precisa dos adultos para ajudá-la a equilibrá-las e integrá-las à personalidade em formação.

A brincadeira realiza tudo isso com criatividade e as Jardineiras Waldorf (professoras ) realizam tudo isto com muito amor e respeito à criança.

Cores, gestos, sons, expressões, tons de voz, qualidades nos materiais e nas atividades diárias de um Jardim Waldorf, fazem parte de uma rotina saudável, chegando a representar o ambiente do Lar.

A criança pequena tem competências imitativas ilimitadas, que são a expressão de um um profundo desejo de aprender, de explorar o mundo, de pesquisá-lo.

A repetição de brincadeiras, ouvir as mesmas histórias, fazer o pão várias vezes, empilhar toquinhos diariamente e vê-los cair, é fascinante para as crianças.

A brincadeira é a expressão do espírito humano.

TEXTO ORIGINAL DE ANTROPOSOFY

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Psicologia de um Apostador Inteligente: O Que o Distingue da Multidão

No universo das apostas esportivas, é fácil imaginar que o sucesso depende apenas de acertar…

12 horas ago

Você sabe qual é o vegetal que estimula o colágeno e ajuda a combater a dor no joelho?

Ele é verde, fácil de encontrar e pode ser a chave para fortalecer suas articulações…

18 horas ago

Psicóloga analisa personagens de ‘Vale Tudo’ e revela o que a novela diz sobre nós

Com um olhar clínico, a psicóloga Tatiane analisa os principais personagens de Vale Tudo e…

18 horas ago

Pessoas com este traço de personalidade são mais propensas a insônia

Você sabia que certos traços da sua personalidade podem influenciar diretamente sua qualidade de sono?…

2 dias ago

Roberta Miranda revela vício e psiquiatra alerta: “A pessoa perde o controle”

A cantora Roberta Miranda surpreendeu seus fãs ao revelar um capítulo delicado de sua trajetória.

2 dias ago

O que a psicologia diz sobre pessoas que sempre vão embora das festas mais cedo

Descubra o que a psicologia diz sobre quem prefere "sair à francesa" de festas e…

3 dias ago