Como isso é possível? A realidade está superando a ficção científica.
Na Universidade da Califórnia, lentes de contato foram criadas que dão zoom piscando ou seguindo comandos dos movimentos dos olhos da pessoa.
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Califórnia publicaram uma investigação na qual apontam a fabricação de lentes de contato gelatinosas que são capazes de dar zoom, como uma câmera, piscando duas vezes, ampliando a visão do usuário para artificial.
As lentes de contato são consideradas como um robô macio, pois consistem em duas partes: a parte elétrica e a parte robótica, e a parte que simula os tecidos, células e músculos. Isso possibilita que as lentes respondam aos impulsos elétricos do movimento ocular para operar o mecanismo.
Essa inovação usa sinais eletro-oculares gerados pelos movimentos dos olhos (para cima, para baixo ou da direita para a esquerda e vice-versa), para controlar a deformação e a alteração da distância focal da lente macia.
A tecnologia dessas lentes reage à eletricidade e aos movimentos mecânicos dos olhos, e é por isso que independe da visão que cada pessoa tem. Segundo o estudo, o zoom de comprimento focal pode chegar a 32%.
Os pesquisadores apontam que essas lentes ainda não estão prontas para comercialização, mas “elas têm o potencial de serem usadas em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica remota no futuro”.
A ciência avança aos trancos e barrancos e a ficção científica torna-se cada vez mais realidade.
Fonte: Nation
Denzel Washington em atuação inesquecível: longa chegou na Netflix e está entre os preferidos do…
⚡ O pastor que marcou data para o fim do mundo que não aconteceu quebrou…
Raro elogio de Fernanda Montenegro ganha destaque em meio ao clima de atritos na ONU
Você vai se perguntar “e se fosse comigo?” depois de assistir a esses 4 filmes…
😱 Substância usada há séculos em tratamentos naturais teve efeito radical em laboratório contra tumor
😱 A série com Vera Farmiga que revive um dos casos reais mais chocantes dos…