Por Fabrício Sagi

Nem sempre em um diálogo apresentamos a postura adequada para o momento. Dominar um determinado assunto pode fazer com que pessoas falem muito, deixando de ouvir e abrir espaço para outras opiniões. Quando isso acontece, é preciso saber parar e escutar verdadeiramente, propiciando um diálogo produtivo. Para ajudar você a ter uma comunicação eficaz, separei algumas dicas importantes:

Thinkstock Photos
Vamos conversar? Coach ensina a ouvir e se expressar

Postura em diálogos: em uma conversa, seja no ambiente pessoal ou profissional, é muito importante apresentar ideias sobre as decisões que estão sendo discutidas. Entretanto, é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas, de forma ética.

Discordando ou concordando: mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que diz muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.

Um fala, o outro escuta: procure equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos.

“O sabe tudo”: controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só. Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções. Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos  para que haja uma troca de informações.

Certifique-se que foi compreendido: um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.

 

sobre o autor

Partner da SBCoaching Empresas, com especialização em Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas e desenvolvidas por Brian Tracy – um dos maiores especialistas em coaching do mundo, é também master coach, executive, positive, career e life coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Fabrício desenvolveu competências e habilidades primordiais de liderança em CEOs, diretores e altos executivos de importantes corporações nacionais e internacionais. Conta com uma sólida vivência nas áreas comportamental e de Gestão de Pessoas, bem como expertise na condução de Programas de Capacitação e Desenvolvimento de Competências e Habilidades de Liderança, conhecimentos que geram resultados maximizados, devido à combinação eficaz com Business Coaching.

TEXTO ORIGINAL DE DELAS.IG

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

5 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

5 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

5 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 semanas ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago