Marcel Camargo

As coisa boas vêm com o tempo, as melhores vêm de repente

Ainda que tenhamos muitas decepções nesta vida, justamente de quem esperávamos o melhor, sempre seremos surpreendidos com atitudes bondosas de gente do bem e com presentes especiais que esse universo não se cansa de nos trazer. Costumamos dar demasiada atenção ao que é ruim, mas um olhar mais atento nos clarifica quanto à quantidade de bênçãos que nos rodeiam diariamente.

É com a passagem do tempo que iremos conseguir entender muito do que nos acontece e não aceitamos, tampouco conseguimos digerir, uma vez que não há clareza suficiente enquanto se está no meio dos redemoinhos que escurecem nossa jornada. Mesmo assim, lá na frente, seremos capazes, inclusive, de sermos gratos por tantos livramentos com que fomos presenteados, embora achássemos que tivéssemos perdido o que era essencial.

A maturidade tem essa característica de acalmar os nossos corações diante dos tombos, de nos conscientizar quanto à real importância de cada acontecimento, de cada pessoa que passa pelas nossas vidas, tornando-nos mais serenos enquanto assistimos a tudo o que vai embora da gente, dia após dia. Ficamos mais acostumados com as perdas, porque aprendemos a guardar o melhor do que vivenciamos, de forma a fazer com que as lembranças do que foi bom nos tragam alento e sabedoria.

E, ainda assim, por mais experiências que tenhamos acumulado, felizmente seremos surpreendidos com momentos mágicos, com acontecimentos luminosos, com estradas coloridas, com gente que abraça a nossa alma, enquanto vivermos, sempre que caminharmos de olhos abertos. Assim, de repente, sem motivo aparente, acabamos vivenciando algo novo, surpreendente, acolhedor, iluminado e que, muitas vezes, cura e nos salva do medo, da solidão e da desesperança.

O que nos fortalecerá, mais e mais, será a nossa capacidade de aprender com tudo o que nos acontece, enfrentando o que vier, sem perder a esperança de um amanhã melhor. Mantendo o coração limpo e a mente em ordem, estaremos sempre prontos a abraçar os presentes mágicos que nos chegam, na forma de momentos preciosos e de pessoas especiais, que entram sem pedir licença e nos tornam seres humanos melhores e mais felizes. Assim de repente.

Imagem de capa: Jacob Lund/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Como entender seu estilo de vida pode ajudar na escolha do bairro ideal para morar?

Fatores como segurança, acesso, vizinhança e infraestrutura influenciam mais a experiência do que o valor…

4 dias ago

Dicas para assar diferentes tipos de carne com perfeição

Transforme seu forno em um aliado infalível e surpreenda com carnes macias e suculentas todas…

4 dias ago

Do trekking à observação de fauna: atividades para amantes da natureza

Estar ao ar livre, longe dos centros urbanos, representa uma forma poderosa de reconexão com…

4 dias ago

Lanches criativos para crianças em menos de 10 minutos

Em poucos minutos, é possível criar lanches coloridos e nutritivos para crianças, usando ingredientes simples…

4 dias ago

Especialista revela o motivo arrepiante por trás do gesto de mão de Putin contra Trump durante voo de bombardeiros nucleares

O encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, em Anchorage (Alasca), terminou com um sobrevoo…

5 dias ago

O alerta no corpo que parecia inofensivo, mas era câncer de esôfago: homem conta como tudo começou

Dor de garganta passageira costuma ir embora sozinha; dificuldade persistente para engolir, não. Foi esse…

5 dias ago