Depressão

Como a depressão pode afetar um relacionamento?

Em boa parte dos casos de depressão, a pessoa diagnosticada sente que está lutando sozinha, muito sozinha, contra um mal gigantesco. Mas e quando há outra pessoa do lado para ajudar a superar as pequenas dificuldades do dia a dia e o próprio sofrimento como um todo? Algo pode ser diferente? A depressão ajuda ou atrapalha um relacionamento amoroso?

Com estes (e muitos outros questionamentos em mente), uma equipe de três pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Campaign colheu histórias e relatos de 135 casais que tinham, pelo menos, um dos amantes enfrentando ou tendo superado um quadro de depressão. Os entrevistados tinham entre 20 e 83 anos e estavam juntos entre seis meses e 46 anos.

Os cientistas publicaram alguns dos trechos dos depoimentos que colheram na revista BPS Research Digest. Abaixo, você pode conferir alguns relatos francos — um parceiro não pôde ler o que o outro escreveu — sobre a luta contra a depressão e como ela afeta o amor. A maior parte dos comentários é otimista e mostra muita compreensão entre os enamorados.

— Depoimento do marido de uma mulher que tem depressão nervosa: “Com frequência, tenho fortes sentimentos de compaixão e vontade de ajudar a minha esposa. Também sinto muito contentamento e satisfação quando consigo ajudá-la a se sentir melhor”.

— Depoimento de uma esposa sobre sua depressão nervosa e sobre sua relação com o marido, que tem depressão de transtorno bipolar: “Meu marido é muito compreensivo, porque nós dois sofremos com a depressão. Nosso amor nos ajuda a lidar melhor com as coisas, já que entendemos as recaídas e os problemas de cada um”.

— Depoimento de um homem de 27 anos que sofre de distimia (depressão leve crônica) e namora uma moça que não tem transtornos psicológicos: “Entre nós, sentimentos ruins levam a discussões sobre os motivos da tristeza que me abate e o que podemos fazer para melhorar a situação. Isso tira algum tempo que perderíamos com atividades mais românticas, mas trabalhar a tristeza com seu parceiro estreita a conexão e a relação entre o casal”.

— Depoimento de uma mulher com depressão nervosa e um marido com depressão e transtorno bipolar: “Durante minhas crises, sinto uma conexão grande com meu marido, como nunca tive antes, porque nós entendemos como é difícil as situações pelas quais temos que passar com frequência”.

*Com supervisão de Nathan Fernandes

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

18 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

18 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago