DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Deborah Secco revela sofrer de doença sem cura: “Desespero”

Em uma entrevista recente à entrevista à RedeTV!, a atriz Deborah Secco, de 43 anos, revelou que tem alopécia androgenética, uma doença incurável que também é conhecida como calvície. Ela explicou que toda a sua família sofre com a condição

“Eu tenho muito pouco cabelo desde sempre. Tenho alopecia androgenética e, por conta disso, tenho fios [de cabelo] bem fininhos, parecendo cabelinho de bebê mesmo. Mas não é só eu, a minha família inteira tem a doença”, explicou, durante .

A atriz ainda contou como é conviver com a doença e o tratamento. “Eu sei exatamente o desespero. Mas sei também a potência que o tratamento tem e o quanto ele é transformador. É algo que sei o quanto muda muitas vidas”, encerrou.

O que é alopécia androgenética?

A alopecia androgenética é uma forma comum de queda de cabelo que afeta tanto homens quanto mulheres. Também é conhecida como calvície de padrão masculino ou feminino. A condição é caracterizada pela miniaturização dos folículos capilares, o que leva ao afinamento progressivo do cabelo e à perda de cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo.

A condição é influenciada por fatores genéticos e hormonais. Acredita-se que a predisposição genética desempenhe um papel importante, e a condição é mais comum em pessoas com histórico familiar de calvície. Os hormônios andrógenos, como a testosterona, também desempenham um papel na alopecia androgenética. Nesses casos, os folículos capilares são mais sensíveis aos efeitos dos andrógenos, o que leva à miniaturização progressiva e ao encurtamento do ciclo de vida dos cabelos.

Nos homens, a alopecia androgenética geralmente começa com a receding hairline (retração da linha do cabelo) na região frontal e a formação de uma coroa calva na parte superior do couro cabeludo. Nas mulheres, a perda de cabelo é mais difusa, resultando em um afinamento geral do cabelo.

Existe tratamento?

Embora a alopecia androgenética seja uma condição permanente, existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a retardar ou interromper a progressão da perda de cabelo. Alguns medicamentos, como minoxidil e finasterida, podem ser prescritos para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a queda. Além disso, existem opções de tratamento estético, como o transplante capilar, que podem ser consideradas em casos mais avançados.

Vale destacar que é importante consultar um dermatologista ou tricologista para obter um diagnóstico preciso e discutir as opções de tratamento mais adequadas para a alopecia androgenética.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metrópoles.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

3 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

3 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

3 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago