Corinne Baudry-Gellé é diretora da Escola Agrícola Val de l’Ouin, na cidade de Mauleon, no oeste da França, e recentemente decidiu adotar um cachorro como uma estratégia de saúde mental para aliviar o estresse dos alunos e ajudar com as dificuldades daqueles com necessidades especiais.
Em entrevista aos meios de comunicação France 3 Nouvelle-Aquitaine, o diretor contou que “o objetivo é promover o bem-estar dos alunos dentro do estabelecimento, contribuir com algo terno para os alunos que às vezes se preocupam com determinados aspectos acadêmicos ou com aqueles que enfrentam problemas em casa”.
O director disse ainda que a iniciativa começou a ter resultados positivos nos alunos e acrescentou “os jovens não têm medo do cão, assim que o vêem há menos ruído nos corredores, o cão também frequenta reuniões do conselho disciplinar; se um aluno chora, o cachorro se aproxima dele e o acalma. Eu vi isso durante uma sessão do conselho disciplinar. Este é um projeto de longo prazo, pois o cão ficará aqui até o final de sua vida.”
Desta forma, o cachorrinho percorre os corredores e as diferentes salas de aula da instituição e tem conquistado o carinho de todos os alunos e professores, como relata o professor de educação sociocultural Bérangère Girard: “A presença do labrador dinamiza o curso, ele é muito agradável. O ambiente e a relação entre professores e alunos ganham muito com a presença dele”.
Desde a adoção e incorporação do cachorrinho à escola, os alunos se sentem mais felizes e além de gostarem de sua companhia, também gostam muito de compartilhar diferentes atividades com ele, alimentando-o e dando-lhe carinho e amor quando o veem no corredores ou nas salas de aula com seu colete azul característico.
Por fim, um dos alunos da escola Val de l’Ouin mencionou na entrevista à France 3 Nouvelle-Aquitaine que não poderiam ter melhor companhia do que o cão, pois “nos traz bom humor e alegria, e também nos acalma durante as aulas”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…