DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Especialistas apontam que não se deve tomar café antes das 9h30; saiba mais

Muitos de nós dependemos da cafeína para enfrentar o dia, mas além da quantidade, será que existe um momento ideal para consumir café? Segundo especialistas, sim. Para aproveitar ao máximo os benefícios energizantes e evitar a ansiedade, a sugestão é ingerir a primeira xícara de café entre 9h30 e 11h.

Pesquisas indicam que os níveis de cortisol, conhecidos como hormônios do estresse, atingem picos pela manhã e diminuem ao longo do dia, com duas quedas significativas por volta das 9h30 e das 13h. Consumir café muito cedo pode elevar ainda mais esses níveis, aumentando o risco de nervosismo desnecessário.

Os especialistas recomendam aguardar um pouco antes de saborear a primeira xícara de café pela manhã. A nutricionista esportiva Amanda Maucere explicou ao site de saúde Well and Good: “Embora não haja muita pesquisa feita em humanos sobre a interação entre o café, o cortisol e o ritmo circadiano, sabemos o suficiente sobre cada um separadamente. Por isso, sugiro que esperar um pouco antes de tomar a primeira xícara de café da manhã é uma boa ideia.”

A cafeína começa a surtir efeito cerca de 5 minutos após o consumo. Seus efeitos aumentam até atingir o pico entre 15 minutos e duas horas, dependendo da ingestão de alimentos prévios e da velocidade do metabolismo. Algumas pessoas podem levar até dez horas para metabolizar completamente a cafeína.

Quanto ao restante do dia, a orientação é evitar o café até seis horas antes de dormir. O excesso de cafeína interfere no sono ao bloquear os receptores dos hormônios adenosina e melatonina. Para quem vai se deitar às 22h, o ideal é tomar a última xícara até às 16h.

Se energia for necessária para a tarde, a alternativa é o chá, que contém cerca de um quarto da quantidade de cafeína presente no café.

Uma quantidade razoável de cafeína para um impulso saudável de manhã é de aproximadamente 100 a 150 miligramas, equivalente a uma ou uma xícara e meia de café. Contudo, é fundamental estar atento à quantidade total ingerida ao longo do dia.

A recomendação da FDA, agência reguladora de medicamentos, é não ultrapassar 400 miligramas de cafeína diariamente para adultos, o equivalente a aproximadamente quatro xícaras de café.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de O Globo.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Anvisa endurece regras para prescrição de Zolpidem

A partir de agosto, o medicamento só estará disponível mediante prescrição médica do tipo azul,…

11 horas ago

Saiba o que é a Erotomania, possível transtorno da Martha de ‘Bebê Rena’

Com o sucesso da série 'Bebê Rena', especialistas discutem a possibilidade de Martha sofrer de…

13 horas ago

Mulher passou um ano vivendo dentro da placa de um supermercado nos EUA

Uma mulher, apelidada de ‘Ninja do Telhado’ pela polícia local, estava vivendo dentro da placa…

23 horas ago

Menino de 11 anos mostra pai chegando com doações sob forte chuva no RS: “Orgulho”

No vídeo que comoveu a web, um garotinho mostra seu pai chegando com uma cesta…

1 dia ago

Jovem vai parar na UTI e luta pela vida após tomar café cheio de insetos

A jovem de 21 anos, cujo nome não foi divulgado, adquiriu a bebida em uma…

2 dias ago

Filme esplêndido que foi indicado a vários Oscars ainda não foi descoberto pelo público da Netflix

Não há espectador insensível o suficiente para conseguir terminar a sessão deste filme sem lágrimas…

2 dias ago