Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste de ilusão de ótica que pode ajudar no diagnóstico de autismo. Segundo os pesquisadores, a forma como a pessoa vê o desenho indica que ela pode ter algum grau de autismo. O estudo foi publicado no Journal of Neuroscience (não tire nenhuma conclusão sem o acompanhamento de um especialista) em março deste ano.
Ao observar a imagem destacada, qual padrão geométrico você notou primeiro? Indivíduos que não conseguem identificar rapidamente o quadrado branco no centro da imagem podem apresentar características leves do espectro autista, sugerem os pesquisadores.
A explicação reside no modo peculiar como pessoas com autismo processam informações visuais, concentrando-se intensamente em elementos individuais em vez de apreender a imagem como um todo. No teste, os marcadores pretos tendem a captar mais atenção desses indivíduos.
“Compreender como nosso cérebro organiza e interpreta objetos visuais é fundamental para interagirmos com nosso ambiente”, afirmou Emily Knight, neurologista e autora principal do estudo, em entrevista ao Science Alert.
Emily Knight enfatiza que quando observamos um objeto ou cena, nosso cérebro utiliza processos baseados em experiências passadas e contexto para antecipar estímulos sensoriais, lidar com incertezas e preencher lacunas de informação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente uma em cada 100 crianças no mundo é diagnosticada com autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na interação social, padrões de comportamento distintos, como dificuldades na transição entre atividades e uma tendência a focar intensamente em detalhes específicos.
Embora o diagnóstico precoce seja possível, frequentemente ele ocorre após os 2 anos de idade, devido à falta de informação ou à hesitação das famílias em procurar ajuda especializada.
NOTA DA PÁGINA: Leia o artigo científico completo e não tire nenhuma conclusão sem a ajuda de um especialista.
Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…
Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…
Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento
Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…