Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, descobriu que a luz azul que é emitida por diferentes dispositivos, como celulares e aparelhos televisores, pode acelerar o envelhecimento (mesmo quando você não esteja olhando diretamente para a tela).
Para o estudo, os cientistas fizeram experimentos com moscas que infestam frutas (Drosophila melanogaster). Um grupo dos insetos foi exposto à escuridão total por 24 horas. Para comparação, outro conjunto de moscas ficou exposto à luz azul de uma lâmpada de LED por 12 horas e depois passou a outra metade do dia no escuro.
Os cientistas verificaram que os animais expostos à luz azul tinham vidas mais curtas, quando comparados aqueles que ficaram somente na escuridão. Além disso, as moscas mantidas próximas às lâmpadas de LED tiveram danos em seus neurônios, impedindo a habilidade dos pequenos animais de se locomoverem.
Havia também danos nas células das retinas dessas moscas: os cientistas perceberam que não era necessário que uma mosca olhasse diretamente para a luminosidade para ser afetada. De acordo com o estudo, isso ocorre por conta da manifestação de genes de estresse que são ativados durante uma longa exposição à luz.
Em comunicado, Jaga Giebultowicz, pesquisador na Faculdade de Ciências de Oregon, afirmou que diferentes estudos relacionam o risco da exposição à luz com problemas de sono e alterações no ritmo circadiano (nome dado ao “relógio biológico” que é responsável por regular as atividades mentais e físicas durante 24 horas), o que também pode acelerar o envelhecimento.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Galileu.
Foto destacada: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…