DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mãe de mulher com hidrocefalia gigante exibe sua rotina com a filha e vive de doações

Aos 31 anos, Graziely Alves Régis vive em São José de Ribamar, no Maranhão, sob os cuidados integrais de sua mãe, Adalgisa Soares Alves. Nascida com hidrocefalia gigante, uma condição rara diagnosticada ainda no útero, Grazy é um exemplo de sobrevivência e dedicação materna.

Adalgisa conta que o diagnóstico ocorreu quando estava grávida de oito meses. Após sentir fortes dores abdominais, foi submetida a um ultrassom que revelou o grave problema de saúde da filha. O medo, segundo ela, tomou conta: “Eu tinha medo deles tirarem a vida da minha filha porque ela era diferente. Até hoje eu sou assim. Quando ela fica internada, eu fico com ela. Se for um mês, eu fico um mês no hospital”, diz a mãe.

Os desafios de uma rotina intensa

Grazy não anda, não fala, não enxerga e depende de fraldas e de alimentos pastosos administrados com mamadeira. Apesar disso, Adalgisa afirma que a filha não apresenta dores ou convulsões há anos, fato que atribui a um “milagre”.

A rotina de Adalgisa é adaptada às suas próprias limitações físicas, resultado de anos de esforço no cuidado à filha. Ela sofre com três hérnias de disco, bico de papagaio e lesões nos joelhos, mas diz que já se acostumou: “Minha rotina é o normal para mim”.

O dia começa com um banho e um mamão no café da manhã. O almoço é uma sopa leve, que se repete à noite, com outra dose de mamão à tarde.

Luta pela sobrevivência e apoio virtual

Adalgisa e Grazy sobrevivem de doações. “Quem tem um filho especial sabe que não é nada barato. Tudo é caro”, explica a mãe, que hoje conta com mais de 200 mil seguidores no Instagram. Embora planeje monetizar suas redes sociais, a renda atual vem de contribuições feitas por internautas sensibilizados com sua história.

Uma vaquinha foi organizada para arrecadar fundos, com o objetivo de custear um plano de saúde para Grazy e aliviar a carga financeira da família. “Eu peço, mas não gosto. Muita gente fala coisas que magoam. Só peço porque precisamos, senão, não pediria”, desabafa.

Como ajudar

Para aqueles que desejam apoiar Adalgisa e Grazy, uma campanha está disponível online. As doações podem fazer a diferença na vida dessa família que resiste, dia após dia, com força e esperança.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

O medo de ser visto de verdade: sintomas, causas emocionais e como a psicoterapia pode ajudar

O medo de ser visto de verdade pode gerar ansiedade social, vergonha e baixa autoestima.…

2 dias ago

Mentira, vergonha ou defesa? O que está por trás de quem não sustenta o olhar ao falar

Desviar o olhar não é acaso: o que esse gesto silencioso denuncia numa conversa

2 dias ago

O que era para ser um refúgio romântico vira um pesadelo silencioso neste novo suspense do streaming

O suspense que começa com um casal apaixonado e termina em um clima de puro…

3 dias ago

Distopia com Rodrigo Santoro encanta com cenas poéticas, é um dos melhores filmes do ano e já está na Netfllix

Digno de Oscar, filme de ficção científica na Netflix surpreende com história cheios de segredos

3 dias ago

Médico explica enxurrada de vídeos de pessoas em “estado zumbi” e faz alerta para desavisados não terem o mesmo destino

Parece droga, mas é pior: médico faz alerta duro sobre vídeos de pessoas em ‘estado…

5 dias ago