O uso frequente de tipos específicos de medicamentos, entre eles aqueles indicados para o tratamento de ansiedade e depressão, pode causar danos sérios aos dentes.
Isso acontece devido à redução da saliva, que causa boca seca, e o ranger de dentes, também chamado de bruxismo, efeitos colaterais de alguns medicamentos indicados em tratamentos psiquiátricos. Junto com a redução do “detergente natural da boca” surge o aumento do acúmulo de restos de alimentos, células mortas e bactérias na boca, facilitando o surgimento de cheiros ruins.
Nas bulas de remédios como fluoxetina, sertralina, alprazolam, clonazepam e diazepam é possível ler sobre reações a “secura de boca”. Portanto, o indicado, antes de dar início a algum tratamento medicamentoso, é consultar um especialista em halitose para analisar o fluxo salivar. Deste modo, o profissional poderá decidir se inicia o tratamento das glândulas paralelo ao início do uso do antidepressivo ou se apenas fica acompanhando o quadro a cada 30 dias.
Caso opte pela segunda opção, o dentista deverá se atentar ao grau de redução da produção salivar do paciente e, se necessário, entrar com um estímulo para que as glândulas voltem a trabalhar em níveis normais de volume, viscosidade e densidade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Terra.
Foto destacada: Pexels.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…