DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mulher descobre ter Síndrome de Down após gestar 3 filhos com a condição

A norte-americana Ashley Zambelli, de 23 anos, viralizou no TikTok ao compartilhar um vídeo contando como descobriu ter trissomia do cromossomo 21 após se tornar mãe. A jovem estadunidense tem Síndrome de Down com mosaico e, por isso, não apresenta muitas características associadas à condição.

No vídeo, Ashley relata que, ao engravidar pela quarta vez, passou por exames para entender por que três das crianças nasceram com a alteração genética: “Meu geneticista ficou chocado ao descobrir que eu estava, pela terceira vez, grávida de um bebê com trissomia 21”.

Ashley, que é mãe de Lillian, Evelyn e Katherine, infelizmente perdeu o quarto bebê ainda durante a gravidez.

Evelyn é a única das três filhas de Ashley que não tem a mutação genética, No entanto, a mãe diz que as três meninas são bastante unidas: “Nossa filha mais velha, Lillian, e a mais nova, Katherine, tem trissomia 21 e mal podemos esperar para vê-las crescendo juntas, incluindo a nossa segunda filha, Evelyn, que não tem a síndrome. Há algo especial em ter irmãos com Down. O vínculo entre elas já é bem forte”.

Ao ser entrevista pela revista Peple, Ashley explicou o quão raro é o caso de sua família. “Não é inédito ter dois bebês com a mutação, já que a Síndrome de Down é, até onde sabemos, causada por uma falha na separação aleatória de cromossomos ainda dentro do útero. Mas ter mais de dois bebês com a síndrome? É muito raro! Foi isso, inclusive, que fez o médico desconfiar de que, no meu caso, a mutação não era aleatória”, declarou.

Depois de ser submetida a testes, Ashley recebeu o diagnóstico de Síndrome de Down com mosaico, forma rara da mutação genética (de 2% a 3%) em que parte das células apresenta trissomia do 21 e a outra possui a quantidade normal de cromossomos.

“Quando recebi a ligação [com o diagnóstico], fiquei feliz”, confidenciou a mãe à revista. “Sempre tive complicações de saúde ao longo da minha vida que nunca fizeram sentido para os médicos, mas agora fazem. Meus familiares e amigos ficaram muito surpresos com o meu diagnóstico, mas todos me apoiaram”, continuou.

Segundo Ashley, a parte mais difícil de sua jornada é lidar com o preconceito. “Há algumas pessoas dentro da comunidade com Síndrome de Down que não me levam a sério e me fazem sentir como se eu precisasse provar minha condição a elas. Infelizmente, o estigma existe em nosso próprio círculo. Espero que isso mude, em breve, para melhor”, concluiu.

@ashleyzambelli #genetictesting #mosaicdownsyndrome #mosaicism #extrachromiehomie #downsyndrome #downsyndromeawareness ♬ som original – Marcos Eduardo

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metrópoles.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

4 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

6 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

6 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

1 semana ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

1 semana ago