SOCIEDADE

Mulher descobriu ser autista aos 40 anos graças a post nas redes sociais

Jane Mcneice, uma escritora que reside em Doncaster, Inglaterra, fez uma descoberta surpreendente aos 47 anos de idade. Ao se deparar com uma postagem no Facebook contendo imagens coloridas descrevendo comportamentos de “meninas com autismo”, ela identificou-se imediatamente com as características mencionadas. A lista incluía conversar consigo mesma internamente, sentir-se deslocada no mundo, ansiedade, perfeccionismo, desconfiança e comportar-se de acordo com as expectativas dos outros apenas para se encaixar.

O caso ocorreu em 2021 e teve um profundo impacto na vida de Jane. “Eu me reconheci imediatamente. Chorei muito. Mas foi como se aquilo tivesse iluminado toda a minha vida e, a partir daí , as coisas começaram a fazer sentido”, compartilhou Jane em entrevista ao site Daily Mail.

Durante décadas, Jane enfrentou dificuldades de interação social, baixa autoestima, ansiedade, depressão e pensamentos suicidas. Ela sempre se sentiu como uma peça quadrada tentando se encaixar em um buraco redondo.

No momento em que descobriu seu próprio diagnóstico do transtorno do espectro autista, Jane estava procurando ajudar seu filho Oliver, de 10 anos, que enfrentava acessos de raiva, choros e gritos intensos. Além de trazer clareza para a vida de Jane e a de seu filho, a publicação também serviu como um ponto de referência para sua filha Laura, de 27 anos, que há muito tempo enfrentava dificuldades emocionais.

Diagnóstico tardio

Nos sete meses seguintes, Jane e seus filhos, Oliver e Laura, receberam diagnósticos oficiais de transtorno do espectro autista. Esse distúrbio é caracterizado pela dificuldade de interagir e comunicar-se de acordo com as normas estabelecidas pela sociedade.

Jane afirma que os diagnósticos tiveram um impacto significativo na vida de sua família. “Entender quem somos melhorou nossa identidade, saúde mental, autoestima e resiliência”, declarou.

É mais comum que o diagnóstico seja feito em homens do que em mulheres, pois estas últimas são frequentemente ensinadas a adotar comportamentos socialmente aceitos pelas outras meninas, o que as leva a reprimir suas características autistas e buscar encaixar-se nos padrões convencionais. Por outro lado, os meninos tendem a apresentar sintomas mais evidentes, como comportamentos repetitivos, rituais e movimentos peculiares. Geralmente, eles expressam abertamente seus sentimentos e emoções, enquanto as meninas tendem a guardar para si e disfarçar.

A psicóloga clínica Rachel Hiller, pesquisadora da Universidade de Bath, na Inglaterra, liderou dois estudos publicados em 2014 e 2015, que constataram que meninos e meninas com autismo apresentam comportamentos distintos desde a pré-escola. As meninas são mais propensas a imitar os outros para se encaixarem e têm obsessão por amizades, enquanto os meninos tendem a se isolar socialmente.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metrópoles.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

O medo de ser visto de verdade: sintomas, causas emocionais e como a psicoterapia pode ajudar

O medo de ser visto de verdade pode gerar ansiedade social, vergonha e baixa autoestima.…

3 dias ago

Assinantes da Netflix estão obcecados por este romance com estrela de Pretty Little Liars

Romance com atriz de Pretty Little Liars cresce na Netflix e ganha fãs de forma…

4 dias ago

Suspense gravado em apenas 4 dias explode na Netflix e bate 50 milhões de espectadores logo na estreia

Filmado em tempo recorde, esse suspense virou fenômeno global na Netflix

4 dias ago

Mentira, vergonha ou defesa? O que está por trás de quem não sustenta o olhar ao falar

Desviar o olhar não é acaso: o que esse gesto silencioso denuncia numa conversa

4 dias ago

O que era para ser um refúgio romântico vira um pesadelo silencioso neste novo suspense do streaming

O suspense que começa com um casal apaixonado e termina em um clima de puro…

5 dias ago

Distopia com Rodrigo Santoro encanta com cenas poéticas, é um dos melhores filmes do ano e já está na Netfllix

Digno de Oscar, filme de ficção científica na Netflix surpreende com história cheios de segredos

5 dias ago