Sem categoria

Não desminta o que você disse, nem negue o que você fez

As pessoas entendem o mundo à sua própria maneira, de acordo com o que carregam dentro de si, conforme aquilo que vêm se tornando, em consequência dos lugares e das experiências por que passa. É por isso que surgem os desentendimentos entre os indivíduos, uma vez que cada um interpreta o que nele chega, em conformidade com o que sente, digerindo as palavras à sua própria maneira.

Inevitavelmente, em alguns momentos de nossas vidas, alguém entenderá o que dissermos ou fizermos de uma maneira completamente oposta à nossa real intenção. Alguém ficará chateado conosco, ressentido, muitas vezes tomando para si o que nem era a ele dirigido. Da mesma forma, poderá achar que não simpatizamos com ele, quando, na verdade, achamos o contrário, ou mesmo nem nos lembramos de que ele existe.

Isso porque certas pessoas sentem-se sempre perseguidas, como se o mundo agisse pensando nelas, carregando, dentro de si, uma mania de perseguição tamanha, que jamais conseguirão entender que o mundo gira com ou sem elas. É como se tudo o que falassem servisse como indiretas a elas, como se todos se comportassem de determinada forma por causa delas. Mal sabem que ninguém fica pensando no outro o tempo todo enquanto se vive.

Sim, seremos mal entendidos, mal interpretados, ou mesmo veremos nossas falas sendo usadas contra nós de forma descontextualizada por gente ruim e mal intencionada. Cabe-nos manter a firmeza de nossas convicções, pautando nossas ações pelas verdades que nos sustentam, sendo transparentes e sinceros aonde formos, com quem estivermos. Não poderemos é desmentir o que falamos, negar o que fizemos, culpar o outro daquilo que veio de nós, para fugir ao enfrentamento de nossas escolhas.

Um dos piores comportamentos que poderemos ter será o de não sustentar o que falamos ou fizemos, mentindo, dissimulando, tratando os outros como joguetes que servem aos nossos propósitos, passando por cima da verdade, por medo, covardia ou ausência de caráter mesmo. Afinal, sempre será melhor amargarmos as dores advindas de nossa luta para sermos quem realmente somos do que termos que decepcionar quem mais amamos, quando eles descobrirem as mentiras por trás de nossas máscaras.

Imagem de capa: pathdoc, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

4 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

5 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

5 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

7 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

7 dias ago