Um novo medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, pode agir contra a depressão em até duas horas, segundo um estudo realizado em camundongos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é atualmente a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. A maior parcela dos antidepressivos atuais tem como alvo o transportador de serotonina (SERT). Esses medicamentos, porém, são limitados, levam até 4 semanas para fazer efeito e podem ter efeitos colaterais negativos. Além disso, apenas uma parte das pessoas que os tomam, se recuperam da depressão depois do tratamento.
Embora a cetamina tenha sido explorada como alternativa, as potenciais propriedades viciantes da droga e o risco de esquizofrenia levantaram preocupações. Assim, houve a necessidade de buscar novos alvos antidepressivos de ação rápida e compostos, sem essas desvantagens.
Desenvolvido para ser um antidepressivo de início rápido que funciona interrompendo a interação entre a SERT e outra enzima, os pesquisadores liderados pelo autor do estudo, Nan Sun, descobriram que, no cérebro de camundongos, a droga foi capaz de reduzir a serotonina em uma região chamada núcleo dorsal da rafe, o que fez aumentar a atividade do neurônio serotoninérgico e promoveu, drasticamente, a liberação de serotonina no córtex pré-frontal medial. Os efeitos puderam ser vistos apenas 2 horas após a aplicação, sem efeitos colaterais.
A equipe agora quer avançar com os testes em humanos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Veja.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…