Artes-diversos

Os benefícios da leitura e como você pode ler mais

Além de aumentar seu conhecimento e repertório de experiências, a leitura também trás benefícios para a sua saúde. Estudos mostram que ler melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade e aguça o seu senso crítico. Entenda melhor como criar e manter o hábito no seu dia a dia.

Por que devemos ler?

A leitura pode ajudar a melhorar seu vocabulário, expandir seu conhecimento sobre diversos assuntos e te ajudar a se preparar melhor para desafios relacionados aos seus estudos e carreira. Você também pode se tornar mais crítico a respeito das informações que recebe. Além disso, a qualidade de seu sono e memória também são afetadas de forma positiva.

Segundo uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, ler afeta o cérebro como se a pessoa realmente tivesse vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo. Cultivar o hábito da leitura pode ainda diminuir a redução do funcionamento do cérebro na velhice. Com isso é possível se proteger de doenças como Alzheimer.

Como criar o hábito?

Talvez você tenha tanto ler mas sente dificuldade de se concentrar ou pode ser então que o seu problema seja um dos mais comuns, a falta de tempo. Algumas práticas simples podem te ajudar a resolver esse problema.

Tenha sempre um livro por perto;

Você pode estar na fila do banco, na sala de espera do dentista ou em seu uber sem nada para fazer, porque não ler? Leve sempre um livro com você na bolsa ou na mochila.Por que não investir em um e-reader? Dispositivos como kindle da Amazon são leves e fáceis de carregar. Dessa forma você nunca fica sem ter o que ler.

Estabeleça metas;

Metas podem ajudar a criar mais motivação. Da mesma forma que você planeja começar a praticar um esporte ou estudar para um teste, focar em resultados pode ajudar a manter o foco. Estabeleça um número de páginas por dia. Crie horários ou busque ler obras sobre um determinado assunto o qual tem interesse, etc.

Leia mais de um livro ao mesmo tempo;

Se está lendo um livro para a escola ou faculdade pode alternar com um romance policial, por exemplo. Uma boa dica é variar entre leituras com assuntos diferentes, assim como níveis de dificuldade. Se está lendo um livro muito longo que pode demorar semanas para ser concluído, pode alternar com uma revista com artigos curtos, por exemplo.

Compartilhe suas leituras;

Compartilhar seu progresso e suas opiniões pode ser uma boa forma de manter a motivação. Sabia que existem redes sociais especialmente para leitores? Entre as mais populares estão goodreads e skoob. Lá é possível organizar suas leituras e pesquisas por novos títulos. Além disso, é possível acessar diretamente os sites de compra onde os mesmo se encontram disponíveis.

Como escolher suas leituras?

Com tanta informação à disposição pode parecer difícil achar o que funciona especificamente para você. Por isso, a solução pode ser buscar por guias de compra. Assim é possível ter uma visão mais ampla do que está disponível por aí e o que as outras pessoas estão lendo. Navegue pelas principais categorias e tente dar uma chance a diferentes gêneros. Lembre-se que hábitos se criam através de repetição, erro e repetições. Por isso, não desista de primeira e boa leitura.

***
Photo by Ben White on Unsplash

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

1 dia ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

3 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

3 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

4 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

4 dias ago