Gloria Maria faleceu na manhã desta quinta-feira (2) em decorrência de um câncer de pulmão que teve metástase no cérebro. Conhecida pela pela coragem, pela determinação e pelo seu imenso talento, a jornalista deixa um importante legado. Ela foi a primeira repórter negra da TV Globo e abriu portas para centenas de milhares de outras mulheres negras que, a partir do seu exemplo, puderam sonhar e batalhar por seu espaço.
Gloria, que enfrentou o câncer com coragem e dignidade, era também um símbolo de resiliência. Ela teve o diagnóstico de câncer em 2019 e foi submetida a uma cirurgia, com bons resultados. Na sequência, descobriu que havia tido metástase no cérebro e novamente passou por operação bem-sucedida. Em meados do ano passado, a apresentadora passou novamente por tratamento, após descobrir novas metástases cerebrais. Desta vez, não resistiu à doença.
Em uma entrevista memorável para o programa Roda Viva, da TV Cultura, Gloria falou sobre como encarou o dignóstico da doença. “Quando pintou o tumor, eu falei, ‘bom, eu sou jornalista, só entendo de jornalismo e de escrever. Quem entende de cérebro é o doutor Paulo Niemeyer Filho.’, começou a apresentadora.
“Então eu falei, ‘Doutor Paulo, é o seguinte, resolva esse problema. Ele é seu, não é meu. […]Não quero saber o que é, e vida que segue’. Eu sou realista, não consigo viver pensando no pior. Também não penso no melhor. Eu penso no que é a vida. E a vida é assim, pra ser vivida e algumas vezes é bonita.”, completou.
Veja abaixo o trecho da entrevista em que Gloria Maria dá uma aula sobre enfrentar os maiores dissabores da vida sem perder de vista o que realmente importa.
***
Destaques Psicologias do Brasil
A chegada de um novo pet envolve não só garantir objetos básicos, como cama, comedouros…
A morte da artista causou comoção entre colegas e fãs do humorístico, que lembraram com…
Proposta em debate no Congresso Nacional quer isentar idosos do IPI na compra de veículos…
Baseada em uma história real, esta minissérie da Netflix expõe o lado sombrio das fake…
Mudanças simples na rotina podem ser decisivas para garantir um cérebro mais jovem e ativo…
Embora culturalmente valorizado, o hábito constante de se desculpar pode esconder conflitos internos e gerar…