O Padre Júlio Lancelotti usou suas redes sociais para manifestar sua indignação com um vídeo em que o ex-jogador Ronaldo aparece junto com pelo menos dois atletas da seleção brasileira, Vinicius Jr. e Éder Militão, em um restaurante no Qatar, comendo carne banhada a ouro 24 quilates, avaliada em R$ 9 mil. À coluna de Chico Alves, na UOL, o religioso disse que “a cena é chocante e questionadora dentro do contexto do que se vive não só no Qatar, mas no mundo todo, e do que se vive aqui no Brasil”.
Padre Júlio, que integra a Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, registrou sua indignação no Twitter, onde publicou o vídeo dos jogadores no restaurante, junto com a palavra “vergonha”.
Sobre as pessoas que comentam que “é o dinheiro é deles, eles fazem o que eles querem”, ou alegam que “eles têm merecimento, é o dinheiro que eles ganharam honestamente, eles podem usar no que eles querem”, o pároco responde: “É a forma de pensar meritocrática, é a forma de pensar do pensamento neoliberal e individualista. O que nós temos que trabalhar é um senso ético”.
Para o religioso, a cena é descabida. “É escandaloso num país onde 33 milhões de pessoas vivem a fome, em um mundo onde há milhões de pessoas que passam fome e que morrem vítimas da desnutrição e num país como o Qatar, onde há uma imensa pobreza e grande desigualdade. É um acinte tamanha ostentação”, critica ele.
“Eticamente não é aceitável. Para que filmar isso e mostrar? Pra que viver isto? Para filmar e mostrar”, observa. “Seria um gesto muito mais solidário se todos eles partilhassem”.
Mas padre Júlio destaca que não se trata de julgamento. “Nenhum de nós pode julgar os outros e eu não tenho elementos, nem autoridade pra julgar nenhum deles, mas objetivamente é uma situação que chama atenção, que agrava a imagem que se tem da desigualdade, da indiferença e da ostentação”, lamenta.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL.
Imagens: Reprodução/Redes Sociais.
Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…
Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…
Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…