Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) estão desenvolvendo uma vacina importante que pode acabar com a dependência química em cocaína, se estendendo para a dependência em crack. A vacina “treina” o corpo, gerando anticorpos contra essas substâncias e impedindo-as de atingir o cérebro do dependente, o que diminui seus efeitos. A pesquisa é realizada desde 2017.
Em agosto do ano passado, a vacina contra cocaína desenvolvida pela UFMG entrou para a apresentação de evidências pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a idéia é que experimentos em humanos sejam realizados no primeiro semestre deste ano.
Há pesquisas em universidades e fundações americanas que também buscam reduzir o uso de cocaína, que é um fator importante no vício em crack. Essas vacinas seriam muito importantes para a redução de danos e poderiam ter efeitos muito importantes quando combinadas com outras formas de reabilitação.
“No usuário, o que esperamos é aumentar a taxa de retirada para que as pessoas possam retomar suas vidas com autonomia e independência, como merecem. O que pensamos é que a vacina associada a outros tratamentos aumentará as chances de sucesso desses tratamentos ”, afirmou o pesquisador Frederico García, que desenvolve a vacina na UFMG.
Segundo o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos (INCB), o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo , logo atrás dos Estados Unidos. Em 2016, o Brasil foi o número 1 no consumo de crack.
Esta não é a única maneira de tratar o vício no Brasil. A Universidade Federal de Goiás (UFG) também está na corrida para expandir e patentear um medicamento que pode reduzir os efeitos e prevenir overdoses de cocaína. O medicamento UFG já passou para os últimos estágios e pode entrar no mercado a qualquer momento.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Foto detacada: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…