Um grupo de pesquisadores chineses da Universidade de Pequim desenvolveu um medicamento capaz de imunizar temporariamente pessoas infectadas pela Covid-19, até que uma vacina definitiva seja aprovada.
A equipe de pesquisa, sob liderança de Sunney Xie, diretor do Centro de Inovação Avançada em Genômica de Pequim – ICG – da Universidade de Pequim -PKU, conseguiu identificar vários anticorpos neutralizantes e altamente potentes contra o novo coronavírus, no plasma de convalescentes, ou seja, pessoas que se recuperaram da doença.
O anúncio foi feito pelo diretor do Centro de Inovação Avançada de Genómica da Universidade de Pequim, através da Agencia France Presse. O estudo chinês – publicado no domingo, 17, na revista científica Cell – afirma que anticorpos apresentam potencial “cura” para a doença e encurtam o tempo de recuperação.
“Depois de termos injetado anticorpos neutralizantes em ratos durante cinco dias, a carga viral foi reduzida por um fator de 2.500. Isto significa que este medicamento tem potencial, tem um efeito terapêutico”, declarou Sunney Xie.
O medicamento usa anticorpos produzidos pelo sistema imunológico de 60 pessoas que se recuperam da Covid-19.
Centenas de laboratórios ao redor do mundo estão realizando pesquisas para descobrir uma vacina, no entanto, o processo até que ela chegue ao mercado pode levar de 12 a 18 meses, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já um tratamento à base de anticorpos poderá chegar mais rápido ao mercado.
De acordo com Sunney Xie, o tratamento poderá estar disponível antes do fim do ano, a tempo de responder a um novo surto da Covid-19, que pode acontecer no inverno.
Na Austrália e em outros países atingidos pelo novo coronavírus, já estão sendo feitos ensaios clínicos em humanos. Voluntários que se ofereceram para participar nos testes, uma vez que a China registra cada vez menos casos de contágio.
“Nós poderemos acabar com a pandemia com um tratamento que funcione, mesmo sem vacina”, defende Xie.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Só Notícia Boa.
Foto destacada: Reprodução/RFI.
O mundo se entope de remédios… e a Suécia manda viajar: nova terapia mental intriga…
A interpretação mais intensa de Rodrigo Santoro? Novo filme da Netflix coloca o ator em…
A fadiga de ser forte é um burnout emocional silencioso que atinge adultos que nunca…
As redes sociais têm transformado radicalmente a maneira como interagimos uns com os outros e…
⚠️ Se o seu pescoço está assim, cuidado: médicos alertam para risco silencioso que muitos…
👉 Essa série de culto é tão perturbadora que muita gente não chegou ao último…