A partir do advento da internet e sobretudo após a popularização de smartphones e videogames, os idosos estão cada vez mais concetados com este mundo digital. Em conversa com o g1, o psiólogo André João de Paiva Rosa, de Itapetininga (SP), falou sobre os benefícios dessas atividades para a saúde mental dos vovôs e da vovós.
De acordo com o espacialista, videogames são uma ótima ferramenta para estimulação cognitiva, porque melhoram e estimulam habilidades como a memória, raciocínio logico e a interação social.
“Os idosos que realizam essas atividades, antigamente eram com jogos de tabuleiro, mas hoje com os jogos digitais, as estimulações são muito maiores e diminui o risco do declínio cognitivo pois exercita o cérebro”, explica.
Ainda segundo o profissional, os jogos podem ajudar no bem-estar, na produção de dopamina – neurotransmissor que influencia as emoções -, desencadeando felicidade e satisfação ao completar uma fase ou um desafio.
“Existem vários jogos e aplicativos de dança também, ou que usam outros movimentos corporais, isso vai estimular a atividade física”, acrescenta André.
O psicólogo explica que a diversão e inclusão digital de idosos, pode ser um aprendizado cultural. Atualmente, diversos jogos contam com narrativas extensas e complexas, envolvendo histórias fictícias ou reais, evolvendo outros países, idiomas e costumes.
O contato com novas línguas, desafios e quebra-cabeças ajudam a estimular a neuroplasticidade – capacidade do sistema nervoso de sofrer alterações e adaptações após ter contato com novas experiências – , o que segundo o psicólogo, ajuda a evitar o declínio cognitivo dos idosos e ainda previne episódios de ansiedade e estresse.
André ressalata que, apesar de trazer diversos benefícios, a interação com a tecnologia deve se feota de maneira moderada. “pode ser muito benéfica, mas o mundo offline também é importante. É necessário identificar a qualidade e os níveis destas interações com a tecnologia”, explica.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do g1.
Foto destacada: Reprodução.
Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…
Veja como funciona esse 'desligar' da crise no cérebro
Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller
Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…
Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato
E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?