DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Stalker mineira acreditava ter relacionamento amoroso e frequentava mesmo lugares de médico perseguido, revela delegado

A jovem Kawara Welch, de 23 anos, foi detida no início de maio sob acusação de perseguição a um médico de Ituiutaba, Minas Gerais. A artista plástica, foragida desde março do ano passado, foi presa em uma universidade de Uberlândia no dia 8 de maio. Segundo relatos da vítima, Kawara enviou cerca de 1.300 mensagens e realizou 500 chamadas telefônicas para ele e sua família. O delegado Rafael de Freitas Faria afirmou que a jovem acreditava estar em um relacionamento com o médico e frequentava os mesmos lugares que ele.

Defesa alega relacionamento amoroso

A defesa de Kawara sustenta que ela e o médico tinham um relacionamento, o que é negado pela vítima, que registrou 42 boletins de ocorrência contra a jovem. As investigações revelaram que a obsessão de Kawara motivou a perseguição. De acordo com o delegado Faria, a jovem “inha necessidade de se autoafirmar com um relacionamento, com uma conexão inexistente com o médico”.

“Ela tinha ilusões de que esse relacionamento realmente existia entre eles, isso fazia com que ela frequentasse os mesmos ambientes que a vítima, como locais de trabalho, residência, hospitais, clínicas. Ela o perseguia de forma reiterada. Não há nenhum indício da existência de um relacionamento entre eles, ou que o médico prometesse algo a ela, ou que ficasse dando indiretas a ela”, explicou o delegado.

Médico relata perseguição constante

O delegado Faria enfatizou que as investigações não comprovaram a existência de um relacionamento amoroso entre os dois. O médico sempre denunciou os episódios de perseguição, registrando boletins de ocorrência e mostrando evidências de montagens de conversas feitas pela jovem.

“Uma vez que o crime de perseguição ameaça a integridade física e psíquica, psicológica da vítima. O crime diminui a capacidade de locomoção, restringe a liberdade, restringe a privacidade. Embora seja um crime considerado menor potencial ofensivo pela quantidade de pena máxima que o legislador optou, é um crime que causa efeitos catastróficos na vida da vítima. Nada justificaria, ainda que eles tivessem um relacionamento”, destacou Faria.

Histórico do caso

Em entrevista ao Fantástico, o médico revelou que conheceu Kawara em 2018, quando a atendeu por depressão. A perseguição começou em 2019, com a jovem declarando-se apaixonada por ele. Após ser excluída da lista de pacientes, Kawara passou a fazer ameaças e a ligar para os familiares do médico, incluindo seu filho de 8 anos. Ela também enviou fotos com lençóis e cordas amarrados ao pescoço, além de mensagens de despedida. Ele e a esposa registraram 42 boletins de ocorrência por perturbação do sossego, lesão corporal, ameaça e extorsão.

Nas redes sociais, Kawara se apresenta como artista plástica e modelo, compartilhando fotos suas e de suas obras com mais de 6,5 mil seguidores.

Versão da defesa

Procurada pelo O GLOBO, a defesa de Kawara alega que ela e o médico mantinham um relacionamento desde que ela era adolescente, entre 16 e 17 anos.

“A companheira da suposta vítima descobriu então essa situação e passou ‘coagir’ a suposta vítima, que sem alternativa foi obrigada a confeccionar essas denúncias. Infelizmente, como dito, a Sr. Kawara não teve a oportunidade de declarar tudo o que agora declara por sua defesa e fornecer documentos para que tudo fosse apurado”, afirmam os advogados em nota.

Eles também afirmam que Kawara “nunca foi intimidada” para prestar esclarecimentos e que seu único erro foi “permanecer iludida pelo suposto relacionamento”.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

4 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

4 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

4 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago