Carregadores de celular são itens indispensáveis no dia a dia, mas optar por modelos genéricos e baratos pode colocar sua segurança em risco. Choques elétricos, superaquecimento e até incêndios estão entre os perigos associados ao uso de acessórios não certificados.
Embora atraentes pelo preço e pela promessa de carregamento rápido, especialmente nos modelos com conexão USB-C, carregadores de marcas desconhecidas são frequentemente fabricados sem cumprir os padrões de segurança exigidos. Um estudo realizado pela organização Electrical Safety First revelou que 58% dos carregadores genéricos testados falharam em inspeções de segurança, apresentando alto risco de danos materiais e à saúde.
A Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor dos EUA recomenda o uso exclusivo de carregadores originais ou, no mínimo, de modelos que contenham certificações de segurança emitidas por laboratórios independentes.
A principal dica é investir em carregadores certificados, mesmo que o custo inicial seja mais alto. Avaliar a reputação da marca, verificar selos de conformidade e evitar opções sem informações claras de fabricação são passos essenciais para evitar problemas.
A economia na compra de um carregador pode parecer vantajosa no curto prazo, mas os riscos associados a produtos de baixa qualidade mostram que, nesse caso, o barato pode sair caro.
Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…
Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…
Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento
Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…