Leandro Karnal, renomado historiador e divulgador da filosofia pop, tem uma vasta obra que abrange diversos temas das ciências humanas. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas de seus cerca de 20 livros, ele é conhecido por suas reflexões sobre a solidão, entre outras questões. Ele explora o assunto em seu livro “O Dilema do Porco-espinho” (Editora Planeta).
Nas redes social, onde acumula mais de 10 milhões de seguidores, Karnal costuma falar bastante sobre saúde mental. Ele também explanou sobre o assunto em uma entrevista recente para as Páginas Amarelas da revista VEJA. Segundo o filósofo, a internet pode trazer malefícios à saúde mental.
“Acredito que nunca estaremos satisfeitos, porque sempre nos comparamos com o outro. É por isso que o budismo prega o desapego como forma de evolução espiritual. Hoje, eu vejo que as redes sociais estimulam mais problemas de saúde mental, como depressão, síndrome do pânico, insônia. Não é à toa que tantos buscam uma fórmula para serem felizes”, pontua.
Ao ser questionado sobre como enfrentar o medo da solidão, Karnal foi categórico. “Solidão é um mal. Eu sugiro a solitude, que é a solidão produtiva. Estar sem ninguém não significa estar sozinho. Então, é importante saber aproveitar o tempo consigo mesmo, fazendo algo de que se goste. Estamos cercados de pessoas, mas quantidade não significa qualidade: é necessário filtrar as companhias”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Veja.
Foto destacada: Danilo Borges/Divulgação.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…