COMPORTAMENTO

A relação entre a publicidade e a autoestima das pessoas

O impacto da publicidade na autoestima com o próprio corpo

Ao longo das últimas décadas, a relação entre publicidade e autoestima se tornou cada vez mais indiscutível, influenciando especialmente meninas e mulheres a seguirem um padrão impossível de ser alcançado.

Numa matéria sobre o tema, o jornalista Joel Miller coletou dados e estatísticas alarmantes em relação a publicidade nos dias de hoje. Segundo ele, a média de peso das modelos mais famosas é cerca de 23% menor do que a média das mulheres americanas comuns, enquanto há 20 anos, essa diferença era de apenas 8%. Além disso, 69% das meninas e adolescentes do país afirmaram que as modelos das revistas e dos anúncios publicitários influenciam nas suas percepções de um corpo perfeito.

Por que a busca pela perfeição continua a ser seguida?

Apesar de algumas empresas se esforçarem em mostrar modelos com corpos reais nas suas propagandas, como aconteceu recentemente na campanha da Aerie, ainda é extremamente comum assistir a anúncios que exaltam homens e mulheres com corpos perfeitos e sem nenhuma grama de gordura corporal. Em muitos casos, as pessoas que não se encontram nesse padrão ainda são utilizadas para o alívio cômico nos anúncios, o que evidencia o grande problema dessa questão.

Talvez muitos se questionem o porquê desse padrão elevado de perfeição continuar sendo tão utilizado dentro do meio publicitário. A razão disso, infelizmente, são as pesquisas de mercado realizadas pelas marcas, as quais já concluíram inúmeras vezes que o grande público responde melhor a imagens que causam sentimentos de admiração. Sendo assim, as marcas de vários segmentos apostam nessa estratégia, como marcas de perfumes, carros, jóias, relógios, celulares e muitas outras.

Para piorar, ainda existe o problema da manipulação de imagens, que é muito presente nos dias de hoje. Até mesmo as pessoas que supostamente fazem parte desse padrão de perfeição, como as modelos e os astros de Hollywood que estrelam essas campanhas, têm suas imagens manipuladas para corrigir qualquer pequeno defeito.

De acordo com o crítico Jean Kilbourne, o meio publicitário precisa levar em consideração que milhões de meninas e mulheres se comparam com as imagens que encontram nas propagandas, e o fracasso de manter esse padrão é inevitável pelo fato desses anúncios se basearem numa perfeição que não existe.

Relação entre a publicidade e o bullying virtual

Com o aumento da popularidade das redes sociais, o padrão de beleza imposto pelas propagandas tem se tornado ainda mais evidente. Favorecidos pela barreira física da internet, muitas pessoas se sentem no direito de criticar o corpo umas das outras através das mídias sociais, o que tem contribuído para um bullying virtual cruel, o qual serve como gatilho para o desenvolvimento de desordens alimentares e causam até mesmo o suicídio.

Portanto, para acabar de vez com o culto à perfeição patrocinado pela publicidade, a única alternativa é demonstrar que esse estilo de propaganda está ultrapassado. Para isso, os consumidores podem incentivar e apoiar as marcas que promovem a diversidade, adquirindo os produtos dessas empresas, e também utilizar as mídias sociais de forma favorável, para pressionar as outras marcas a fazerem o mesmo.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Caso Tio Paulo: Justiça concede liberdade a mulher que foi presa após levar idoso morto ao banco

Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…

27 minutos ago

Série policial que estreou no top 10 da Netflix em 56 países é inspirada em assombroso caso real

A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…

1 dia ago

Influencer passou 6 horas em mesa de cirurgia após parte de equipamento de exame de rotina ‘cair no seu coração’

Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…

1 dia ago

Após cirurgia, ‘Homem Dobrado’ finalmente consegue ficar ereto e ter ‘vida normal’

"Estou imensamente grato por poder finalmente dormir deitado", disse o homem.

2 dias ago

Mulher é presa após usar diploma de psicologia falso para atender crianças com autismo

Segundo a Polícia, a mulher pagou R$ 5 mil em um diploma falso de psicologia,…

2 dias ago

Nova série do criador de Peaky Blinders já está disponível no streaming

A aguardada nova série estrelada pela vencedora do Emmy Elisabeth Moss chegou ao streaming nesta…

3 dias ago