A África é um continente maravilhoso, de onde vem uma cultura ancestral e um povo cheio de garra, coragem e alegria. Entretanto, sabe-se que esta terra tão bonita costuma ser castigada por alguns problemas tão antigos quanto persistentes. Uma destas mazelas é a poliomielite, que há 30 anos vem fazendo vítimas entre as crianças em situação de maior vulnerabilidade. A boa notícia é que a batalha pela erradicação da doença pode estar perto do fim. As informações são do El País.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a África está finalmente “livre do poliovírus selvagem”. Este é um marco histórico na luta contra a poliomielite, alcançado quatro anos depois dos últimos casos no nordeste da Nigéria. Agora só restam dois países com casos, Afeganistão e Paquistão. Se isso ocorrer, será a segunda doença humana erradicada no mundo, depois da varíola em 1979.
A vitória contra a poliomielite é resultado de esforços públicos e privados e campanhas de vacinação em massa, muitas vezes em áreas de alto risco devido à presença de grupos terroristas.
Segundo o El País, em 1988, havia 350.000 casos no mundo, enquanto em 2013 ocorreram 416 contágios. O último país africano a sofrer com a pólio selvagem, ou seja, que ocorre por transmissão comunitária, foi a Nigéria, que tinha seis casos em 2014. Desde agosto de 2016 o país não registra novos casos.
“Graças aos esforços dos Governos, do pessoal de saúde e das comunidades, mais de 1,8 milhão de crianças foram salvas”, destacou a OMS em um comunicado.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de El País.
Foto destacada: Gabriele Mango/Pexels.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…