SAÚDE MENTAL

Analgésico psicológico: Expectativas diminuem sensação de dor

A dor que posso suportar

“Você é muito menos sensível à dor do que os outros!”

Pessoas que ouvem essa simples afirmação tornam-se de fato capazes de suportar melhor a dor, conforme mostraram experimentos sobre o impacto das expectativas na sensação posterior de dor.

Que as expectativas têm um forte poder sobre as pessoas é bem evidenciado pelo efeito placebo: pacientes melhoram mesmo quando tomam comprimidos sem nenhum ingrediente ativo.

Mas, no caso do efeito placebo, os pacientes não estão cientes disso: eles acreditam firmemente que estão tomando uma droga eficaz.

Nestes novos experimentos, apenas as expectativas estavam em jogo, já que tudo se baseou em uma afirmação de comparação dita aos voluntários, uma espécie de placebo psicológico.

Analgésico psicológico

Primeiro os voluntários fizeram um teste para medir sua sensibilidade à dor, envolvendo o aquecimento de uma bandagem envolta em seu braço.

A seguir, eles ouviram duas teorias sobre a percepção da dor por homens e mulheres: um grupo ouviu que os homens podem suportar melhor a dor dado o seu antigo papel como caçadores; o outro grupo ouviu que as mulheres têm um limiar de dor mais elevado porque têm que suportar a dor de dar à luz.

Quando o experimento foi repetido, os participantes masculinos que ouviram que os homens eram menos sensíveis à dor suportaram um nível de calor muito mais intenso do que no dia anterior. Aqueles, porém, que haviam ouvido que as mulheres têm uma maior tolerância à dor, agora se consideraram mais sensíveis à dor do que antes.

Expectativas dos cientistas

“O efeito placebo muitas vezes funciona muito bem no tratamento da dor e da depressão,” comenta a professora Katharina Schwarz, da Universidade Julius-Maximilians em Wurzburg (Alemanha). “E não são apenas sensações subjetivas do paciente, ele pode realmente ser medido fisiologicamente.”

Ela acredita que estes resultados têm significado prático tanto para as terapias quanto para as pesquisas científicas: “Os cientistas também têm certas expectativas em seu trabalho. Se eles incorporarem essas expectativas no projeto dos testes e influenciarem os participantes nesse sentido – ainda que de boa-fé – os resultados podem ser distorcidos.”

TEXTO ORIGINAL DE DIÁRIO DE SAÚDE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Se a diferença de idade for essa, o relacionamento tem mais chances de dar certo, diz a ciência

💘 Cientistas descobriram qual é a diferença de idade que faz um relacionamento durar mais

11 horas ago

Mulher condenada à morte faz último pedido nos EUA — e pode ser a 1ª executada no estado em 200 anos

💀 EUA marcam execução de mulher pela primeira vez em 200 anos — e o…

11 horas ago

A mulher que criou um monstro: quem foi Augusta Gein, a mãe do serial killer Ed Gein?

🩸 A mãe de Ed Gein inspirou “Psicose” e outros clássicos do terror — e🩸…

12 horas ago

Popó surpreende ao falar pela 1ª vez da relação com o filho gay e dos romances com famosas que agitaram sua vida amorosa

💥 Popó abre o jogo: romances com famosas, relação surpreendente com o filho e fortuna…

1 dia ago

Eles examinaram a BÍBLIA com IA e algo INESPERADO foi ENCONTRADO!

🧠✨ Cientistas usaram inteligência artificial para analisar a Bíblia — e o que descobriram tem…

1 dia ago

Após diagnóstico de câncer, Everton Ribeiro se pronuncia e emociona torcedores do Flamengo

Câncer de tireoide é grave? Veja sintomas e tratamento da doença de ex-jogador do Flamengo

3 dias ago